domingo, janeiro 15, 2006

Enchemos!

E cheios de emoção, de alegria, estamos!

Um dos materiais da propaganda eleitoral de Jerónimo de Sousa dizia "Vamos encher o Pavilhão Atlântico". Houve que sorrisse perante ambição tamanha. Houve quem afirmasse dúvidas sobre a capacidade nossa de tal conseguir. Não nos conhecem e, depois, são incapazes de reconhecer a sua querida ignorância do que somos. E escondem - quanto podem - a nossa força, a força dos trabalhadores, do povo que descobriu, que tomou consciência. E também esses outros que não nos conhecem e não reconhecem continuam a luta. Contra nós. Mas... venceremos! Como no dia 14 de Janeiro de 2006 vencemos.

Enchemos! Mais do que encher, transbordámos o Atlântico. Foi impressionante.
Cada um de nós foi a gota da água que correu, cada um de nós que fez o rio que desaguou no mar. Atlântico? Maior é o Pacífico! E nós somos pela Paz e pelo "Atlântico" ao "Pacífico" chegámos.

Vencemos? Mas não serão os resultados eleitorais que decidirão quem venceu? Sim!, nessa luta que é eleitoral. Mas a luta não é só essa. A luta é, também e sempre, a de cada um ser a gota da água que corre, do rio que vai fazer mar. E essa luta vai muito para além de resultados eleitorais. Que é um episódio da luta. Um episódio que temos de vencer.

O Pavilhão do Atlântico já se chamou da Utopia, como lembrou o Manuel Rocha da Brigada Vitor Jara. Pois foi o pavilhão de uma utopia realizada. Mostrando como vale a pena lutar pelas utopias, por aquilo que provoca sorrisos nos outros, que os faz duvidar que consigamos.

E agora? Agora, vamos continuar esta luta para conseguir realizar outras utopias. Com confiança, com determinação.

8 comentários:

Anónimo disse...

Pois é!!!!
Não só encheu, como transbordou!
Tanta, tanta gente! Povo e mais povo.
Só a comunicação social propriedade dos grandes capitalistas que apoiam o Cavaco é que não quiseram ver...

Anónimo disse...

Mas eu estava lá e vi!
Vi e vou contar e mostrar as fotos!

Das 3 tvs só se portou bem a TVI, tanto ontem como hoje.
A RTP e a SIC foram obrigadas a mostrar imagens ontem, deixando para o fim, claro!
Mas hoje ao almoço, na RTP não se mostrou a multidão e as imagens ficaram-se por uns segundos (3, 4, 10?). A SIC creio que não deu. Ou foi tão rápido que no meio do meu zapping nem dei por isso!

Quanto a nós, reforçámos a nossa confiança, mas ainda há muitos indecisos a convencer e não são idosos e pessoas pouco informadas. Temos uma semana!

(alonguei-me...)

Sérgio Ribeiro disse...

Está à vontade, redcat!
Benvindo a este ponto de encontro, Paulo!

Anónimo disse...

Boas noticias!
Estás no Norte, no dia 20?
Coliseu, para encerrar a campanha!
Jerónimo e Sérgio Ribeiro!
O Porto, estará preparado para vos receber!
A vocês e mais uns largos milhares!
Estou tão feliz, por o fecho da campanha ser no Porto!
“Proporcionalmente” vai transbordar, como no P. Atlântico. Vai ser muito barulhento! Somos mais extrovertidos, cantamos muito alto, falamos mais alto ainda e quando um fala, logo dois ou três estão a falar ao mesmo tempo! Somos um bocadinho de loucos, mas é uma loucura sadia, cheia de alegria!
Falta ainda tanto tempo!

GR

Anónimo disse...

Dirão agora que ali estariam todos os militantes do partido convocados até à última organização, esquecendo que muitos independentes e amigos do Partido também lá estavam e muitos muitos mil não puderam estar, e muitos muitos mais sentiram como os que lá estavam.

Sérgio Ribeiro disse...

É assim. Foi asssim. Será assim.
Aquela mobilização excedeu tudo. Porque nasceu dentro de cada um que lá foi. Não obedeceu a ordens a não ser as que, de dentro de cada um dos que foram - militante ou não -, ordenaram: há que nos dizermos que somos muitos, há que lhes dizermos que somos muitos e mobilizados. E foi impressionante o que nos dissemos, o que lhes dissemos.
Mas eles não podem aceitar. Eles são perigosos. Do fundo do seu medo, diminuem o outro, os outros-nós, têm de se esconder escondendo-nos, porque a nosso tamanho, a nossa estatura os assusta.
Ah! se soubessemos - todos! - a força que temos, a força que é a nossa! Foi por nos ajudar a tomarmos consciência dessa força que foi tão importante a jornada de 14 de Janeiro.
E não queremos fazer mal a ninguém, bem pelo contrário apenas queremos uma outra sociedade em que não haja homens lobos do homem.

Anónimo disse...

Pecamos sempre pela modéstia, de facto transbordámos... também de alegria. Fiquei na rua, "felizmente"; em todos os que se encontravam cá fora via-se um saudável orgulho e grande emoção. Aconteça o que acontecer ninguém nos pode ganhar em unidade e roubar esta força interior para lutar, lutar sempre.

E eles sabem... sempre souberam!

Cid

Sérgio Ribeiro disse...

E, já que estamos com a mão na massa - como sempre temos de estar -, vamos fazer do Coliseu do Porto um Atlântico!