
Por isso, embora não fizesse parte da "comissão de verificação de mandatos", de que a porta-voz apresentou um excelente e sucinto relatório, eu fiz um outro, só para mim. Mas que, sendo só para mim, torno público. Como notas e pistas de reflexão.
A nova DORSA (Direcção da Organização Regional de Santarém) passou de 47 para 48 membros. Sairam 14, entraram, de novo, 15. Noutras notas virei, eventualmente, a fazer o confronto, quantificado, entre as duas composições. Do que não tenho dúvida é que houve rejuvenescimento e "feminização".
Quanto aos níveis etários, a média é de 44 anos e:
- entre os 20 e os 39 anos passou a haver 19 camaradas, 40%
- entre os 40 e os 59 anos passou a haver 23 camaradas, 48%
- acima dos 60 anos passou a haver 6 camaradas, 12%
- destes, há apenas 1 acima dos 70 (que fujo a dizer quem é...)
- é (ou pode ser) significativo que a "casa" dos 40 aos 49 anos seja aquela em que há uma quebra, com apenas 8 camaradas e apenas 1 do sexo feminino, talvez ilustrando o que se sente: que se trata de um escalão etário crítico relativamente ao PCP, entre os "antigos" e os "novos".
Quanto ao sexo - para usar terminologia "à moda" seria... género -, há 25% do sexo feminino, o que foi sublinhado como insatisfatório mas um passo:
- acima dos 60 anos, apenas há uma mulher, 17%
- entre os 40 e os 59 anos, há 5 mulheres, 22%
- entre os 20 e os 39 anos, há 6 mulheres, 32%
- para ainda melhor sublinhar esta subida, tão significativa enquanto se "desce" na idade, na "casa" dos 20 anos a percentagem é de 44%, 4 camaradas e 5 "camarados".
Quanto à distinção entre "antigos e novos":
- apenas um camarada é membro do Partido desde antes de 1974 (que me recuso a dizer quem é)
- 13 camaradas entraram para o Partido entre 1974 e 1978
- 7 entre 1980 e 1988
- 5 entre 1990 e 1998
- 15 entre 1999 e 2005
- 6 em 2006
- 1 em 2008
- deve sublinhar-se que, destes últimos, uns não poderiam entrar muito antes porque não tinham nascido como é o caso de um que tem 20 anos!), e outros passaram para o Partido vindos da JCP, confirmando-se a "crise" entre 1980 e 1999. É significativo!
.
Isto vai, camaradas, isto vai!
Ó se vai!
9 comentários:
Quém será esse teimoso com mais de 70 e insiste em lutar desde ,-antes de 74? não não- é só para o felicitar, e enviar-lhe um forte abraço!
José Manangão
Interessante análise. Excelentes notas!
Verificamos que é uma DOR jovem. Contudo “apenas” 1 camarada com mais de 70 anos!!! Penso que é um défice. Se é uma mais valia termos uma Direcção jovem, para prosseguir o trabalho, é também necessário termos elementos com mais experiência, mais saber.
Parabéns há nova DORS e Bom Trabalho!
GR
... ainda dizem que somos um Partido de... velhos...
Porque será que só quem lê o Avante ou os blogues de gente nossa ficará a saber da composição etária (e social) das várias DOR's? Que faz a comunicação social neste país?
Parabéns senior, pela "teimosia".
Bom trabalho a todos.
Teimosia? Q'é lá isso?!
Estou é vivo... e lúcido, merda! (como dizia o outro, o Sá Carneiro, o outro, o Mário).
Com a experiencia e sabedoria de camaradas como o Sérgio e a entrega e animo de camaradas mais novos, isto vai...
... O que é preciso é termos confiança!! Se fizermos de Maio a nossa lança, isto vai camaradas, isto vai!!! ( desculpa o plágio, Ary.)Ás vezes digo à minha filha que se fecharmos um olho e virmos só com o outro, vamos só ver metade das coisas, por muito que nos esforcemos por ver tudo! E a diferença só se dá quando abrimos os dois e percebemos o que na realidade não vimos. É esta a realidade, de quem diz que somos um partido envelhecido. Só nos vê com um olho!!! Nós, os "invisiveis", não contamos. Deixá-los pensar assim!!! Um dia, quando abrirem os DOIS olhos, apanham um susto!
Um abraço camarada.
Ah, é verdade, gostei de te conhecer!
Beta
Isto vai contra ventos e marés. avancemos.
E é que vai mesmo, camarada!
Saúdo os camaradas de Santarém e em especial o jovem camarada com mais de 70 anos, são esses camaradas que nos deram e dão um bom exemplo de persistência e a certeza de que a luta será ganha.
Enviar um comentário