Nós também as podemos fazermos. E até temos alguma preparação escolar para essa coisa de universos estatísticos e amostras. Por isso, fartos de ouver e ler sobre empates técnicos PS/PSD (é estimulante, sim senhor)) e sobre o BE como 3ª força (são de força!...), a tal nos abalançámos no último sábado. Com o apoio da literatura de cordel e do som da tinta, nossos congéneres.... para a coisa ficar mais credível.
Saímos cedo para o mercado da cidade e, numa amostra de 20 inquiridos, perguntado aos que feiravam em que partido ou coligação votariam, tive:
................................7 votos no PSD (aqui é assim... ou tem sido)
............................... 6 votos no PS
............................... 3 votos no CDS (CDSs da "velha guarda" não faltam no mercado)
............................... 1 voto na CDU (foi por ser eu a perguntar...)
............................... 1 voto no BE (este foi para me chatear... eu topei-o)
............................... 2 não responderam - NR (ou melhor: não digo o que me responderam!)
Depois, pelo meio-dia, meti-me num autocarro da Rodoviária para ir a Lisboa. Não sei porquê foi dar uma volta por Tomar, Paialvo e Entroncamento e só depois é que o motorista encontrou a entrada na A1. Fui perguntando ao universo da camioneta (50 passageiros!) em que partido ou coligação votaria no dia 7 de Junho, e registei:
............................... 44 votos na CDU
............................... 4 não responderam - NR (vinham mal dispostos...)
................................ 1 voto no BE (todo contente... mas julgo que não voltou ao autocarro quando foi pedida paragem para chi-chi)
................................ 1 disse que se iria abster (e piscou-me o olho e riu)
Quando dei por mim, ao fim de 3 horas no trajecto que está contado para hora e meia, estava no meio de um mar de gente, tão mar que até pensei que tinha ir dar ao Cais das Colunas. Olhem, meti-me na onda - e que onda! -, e fui perguntando onde iam (iam ouvir umas senhoras e uns senhores cantar e falar, todos entusiasmados, num palco munta grande lá muntao fundo, antes do Marquês), e em quem iam votar no dia 7 de Junho. Foi difícil ouvir as respostas. Tudo a cantar, e bombos e gaitinhas, e coisas a que chamam palavras de ordem, uma animação e uma barulheira que me prejudicou o trabalho. Mas lá consegui colher 50 respostas (embora pouco satisfatória pois o universo era de mais de 85 mil confirmados... e para esuqecer):
............................... 45 votos na CDU
............................... 4 não responderam- NR (ou não ouvi a resposta, ou mandaram-me andar que estava a prejudicar a marcha... deles)
............................... 1 disse que se iria abster (porque não gostou daquilo do lei de financiamento dos partidos e mais isto e mais aquilo, que tem por nós - tomou-me por marchante, foi isso ... - muito respeito mas que mais isto e mais aquilo.... queria conversa, pronto!)
Resumo:
................................ 90 votos CDU
................................ 7 votos PSD
................................. 6 votos PS
................................. 3 votos CDS
................................. 2 votos BE
................................. 2 abstenções
................................. 10 NR
Usando o método de Hondt, a CDU, segundo esta sondagem, vai ter 83% dos votos e vai ficar com 18 a 20 deputados, o PSD terá 6,5% dos votos e 1 a 2 deputados, o PS com 5,6 dos votos terá 1 deputado (esse... o Vital) a 2, e o CDS, terá 2,8% dos votos e 0 a 1 deputado, tal como o BE. Tudo dependendo dos que não responderam se arrependerem, e da margem de erro. E da margem de confiança (que é enorme... na CDU!)
16 comentários:
Vir até aqui ler esta maravilha, para além das gargalhadas, encorajou-me para continuar a Marcha.
As sondagens valem o que valem, mas acredita, eu até gostei desta!
Acredita que me entusiasmou!
ADOREI este texto.
Bjs,
GR
Finalmente vejo uma sondagem bem feita!
A propósito... já pensaram em dar apenas água ao motorista das vossas excursões? É que isso de vir daí para Lisboa "passando" por Tomar, Paialvo e Entroncamento, francamente...
Abraço.
Lindo...
Um enorme sorriso para ti.
E um beijo
Delicioso!
Este post ainda provoca uma fuga de capitais!!!
:-D
Cruzes canhoto!Se isto se sabe vai acontecer um bloqueio comercial (yes, we can), uma manobra da esquadra da NATO no mar da palha, o Durão Barroso já não vai a presidente outra vez, o Oliveira e Costa é transferido para Alcoentre e a fonte luminosa apaga-se no próximo dia 19 de Julho, para desgosto do Mário Soares.
Abrenúncio!
Brilhante
Para me esquecer da neura com que acordei hoje, nada melhor que o resultado da tua sondagem:))
Gandatrabalho!!!! Elejo-te o fazedor oficial de sondagens.
Na próxima sondagem eu também quero ser sondado. Não te esqueças. Tá bem!?
Qu´é lá isso, sr. CS? As nossas sondsgens são totalmente aleatórias. Sondagens por encomenda, isto é, com inquiridos com telefone fixo e coisas dessas, são viciadas... Nem pagos! Isto aqui é só "gente séria".
e o melhor desta sondagem é que nem tem margem de erro.
é mesmo de confiança! Eu que andava aqui hesitante já me decidi: cdu avança!
Conclusão: o resultado das sondagens depende da amostra de individuos que são sondados.
Neste caso a imparcialidade reina, principalmente da amostra do autocarro, hiihi
Mas pelo menos haja alguma sondagem que não me deixe com vontade de partir o ecrã o do PC.
Ah é verdade, finalmente tive tempo de ver o Clube de Jornalistas em que participaste, e olha 5 estrelas, chegaste para eles ;)
Beijos e continua a fazer-nos sorrir.
Sérgio, tendo em conta que recolheste a amostra em diferentes locais, tens uma amostra com mais de 100 elementos, arriscava a dizer que estamos perante uma distribuição normal e que poderemos admitir uma tendência na população portuguesa para votar na CDU!... pelo menos naqueles que contactamos e com quem conversamos.
O trabalho é muito e a alegria da tarefa é maior!
Abraço!
Ricardo
E falta o meu! Obrigado por mais um este momento de humor. Um abraço
Finalmente! uma sondagem que não deixa margem para dúvidas, Assim, está bem. E, como já foi escrito na c. social, o que conta não são as manifs, são as sondagens.
Quer dizer... está no papo.
Campaniça
E não me sondaste a mim e à minha família... Até o de Zaarbruken vem cá só para votar CDU :)
Enviar um comentário