Cresce o apoio mundial
a antiterroristas cubanos
detidos nos Estados Unidos
Uma centena de actividades em apoio à causa de cinco antiterroristas cubanos detidos nos Estados Unidos desde 1998 vão realzar-se até outubro próximo em 31 países, anunciou o Comité Internacional pela Liberdade dos Cinco, como são conhecidos internacionalmente.
A 12 de setembro cumprem-se 14 anos de prisão desses lutadores, de que se está promovendo uma nova campanha de denúncia, explicou Graciela Ramírez, coordenadora do comité, numa actividade celebrada na sede do Instituto Cubano de Amistad con los Pueblos em Havana.
Segundo Ramírez, no contexto da jornada 5x5 está prevista a realização de marchas em frente de edifícios diplomáticas norteamericanos, exposições, concertos, apresentações de livros, documentários e actos políticos.
Antonio Guerrero, Fernando González, Ramón Labañino, René González e Gerardo Hernández foram condenados a severas penas por informarem sobre planos de acções violentas contra Cuba a concretizar por grupos terroristas baseados en território norteamericano
Na próxima quarta-feira realizar-se-á em Espanha uma concentração de organizações de solidaridade na Puerta del Sol, enquanto que em Portugal e na Alemanha asociações e redes de amizade com Cuba desfilarão junto das embaixadas dos Estados Unidos.
Como parte das manifestações de apoio, também se efectuarão actos por Los Cinco em Austria, Suiça, Itália, Russia, Ucrania, Reino Unido, Eslovénia, República Dominicana, Jamaica, Haití, Paraguay, Brasil, Argentina, Bahamas, Santa Lucía, El Salvador, Honduras, Costa Rica, Estados Unidos, Canadá e Porto Rico. De acordo con Ramírez, em Ásia e África haverá acções que se somam à jornada de denúncia contra a injustiça contra os antiterroristas, como na Nova Zelândia, Austrália, Japão, Guiné-Bissau, África do Sul, Líbano e Etiopía.
1 comentário:
Vou tentar colaborar com as ações a favor de "os cinco de Cuba"
Um beijo.
Enviar um comentário