Já o esperava. Como, agora, espero disponibilidade para me dedicar a ele.Ao relatório que deveria ter saído em 2012 e foi adiado para Março de 2013.
É, todos os anos, um documento de trabalho (de trabalho de informação que também é de gosto/gozo de "brincar" aos dados...). Como todos os anos, neste com alguns meses de atraso, actualizo-me. Como ele próprio, o relatório, actualiza as suas séries, e escolhe um tema central. Para este ano de 2012/13 o do "despertar do Sul" (traduzido como "A ascensão do Sul"... talvez por estarmos na Páscoa)), como já se referiu em anterior "post", antes da série que se inicia com este.
Não há nenhum plano, vai-se folheando o relatório, acompanhando a realidade, deixando dados e comentários.
Antes de todas as observações, o relevo para a importância de uma "ferramenta", que procura libertar(-nos) um pouco das grilhetas dos dados monetarizados (PIB, RNB e outros), ajustando informações sobre saúde, educação - sempre - e outros "valores". Ferramenta que traz a garantia (chamemos-lhe assim...) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, e de uma equipa de técnicos de grande qualidade e e com a consciência do peso e da distorção das tais grilhetas.
Para (re)começar, retoma-se um confronto entre dois países, que já vem de trabalho sobre relatórios anteriores:
clicar sobre o quadro
para ver melhor
3 comentários:
Pois...o IDH da "Ilhota",mostra que o seu desenvolvimento,ê superior ao nosso.
Terâ,decerto,a ver com decisoes polîticas mais acertadas para o povo.
Um beijo
Interessante esta comparação. O Chipre ,parcialmente ocupado, ainda consegue estar acima de nós.
Um beijo.
Viva Camarada,
De facto, uma comparação interessante e actualíssima.
Como muito se propagandeia, Portugal não é o Chipre, não é a Grécia, não é a Irlanda, porque está muito atrás destes países (infelizmente para nós).
Continuo a seguir estes "posts" com muito interesse, interessado!
Abraço, desde Vila do Conde,
Jorge
Enviar um comentário