quinta-feira, dezembro 10, 2020

Cadernos de aponta mentes-3 - Abel Salazar e a A crise da Europa

Este foi o 3º dos cadernos de aponta mentes. Preparado em 2013, recuperava um prefácio pedido e não aproveitado (por fim de financiamento à edição das Obras Completas de Abel Salazar...), e parecia muito oportuno em tempo de eleições "europeias",
Mais oportuno ainda porque um de apelidos Durão Barroso vira na edição de A crise da Europa (de 1942!) uma oportunidade (própria dos que estão sempre à tocaia) para interpretar às avessas (em edições em inglês e em francês!) o que Abel Salazar escrevera numa perspectiva histórica em que muito se aprende. 
Não teriam sido suficientes as mais que sobrantes razões para que Abel Salazar viesse, com o que escrevera em 1942, acertar o passo com a História (e a leitura que fazia há 60 anos), editado em 2013/14  em circuito para informar, esclarecer, divulgar.
Por isso, depois de baldados esforços, publicou-se em circuito restrito (para oferta e a expensas próprias), no começo de 2014, e a tempo de distribuição restrita (300 exemplares, de que muitos sobraram que estão aí à disposição de quem estiver interessado).



1 comentário:

Olinda disse...

Interessante interpretação,segundo a tua análise, sobre a obra "A Crise da Europa" de Abel Salazar.Esta tenho-a,devidamente autografada.Obrigada.Bjo