domingo, março 03, 2013

Interessante...

Económico


França

Paris exige desvalorização do euro

Pedro Duarte  
03/03/13 17:37

Paris exige desvalorização do euroO ministro francês da Indústria acusou hoje o BCE de estar “inactivo” perante a crise, sendo necessário que Draghi tome medidas para fazer cair o valor do euro.
"O BCE não está preocupado com o crescimento, não liga aos desempregados, não está interessado na população europeia", afirmou hoje em entrevista à rádio ‘Europe1' o ministro Arnaud Montebourg.
Para o governante, na situação actual da Europa, é necessário "activismo", e o "dever" da instituição liderada pelo italiano Mario Draghi é a de estimular o crescimento económico.
"Se queremos crescer, é necessário descer o preço do euro. Mario Draghi tem que começar a dizer que o euro está sobreavaliado e que há necessidade de uma moeda mais fraca", disse Montebourg.
Os analistas notam que o discurso do ministro francês é um sintoma da grande vitória obtida nas legislativas italianas pelo movimento anti-euro do comediante Beppe Grillo, cujo movimento se tornou no maior partido da Itália. Nessa linha, Montebourg afirmou que "os italianos castigaram a política económica [de austeridade] imposta pelos mercados", em particular a chanceler alemã Angela Merkel, que é quem "dita a taxa de câmbio do euro".

... para fazer pensar!,
sobretudo, claro,
os que ainda não começaram
a pensar nisto...

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Sempre ouvi falar na impossibilidade de podermos desvalorizar ou não a nossa moeda de acordo com as condições económicas do país, desde que ficássemos submetidos à UE no que respeita ao euro.
Portanto essa exigência não é novidade.

Um beijo.

Olinda disse...

O euro nasceu "torto"e,nunca servirâ os paîses econômicamente mais frâgeis,que nem ê o caso da Franca,
Ainda haverâ muita "conversa" ä volta do assunto.


Um beijo