sábado, abril 11, 2020

GLOBALIZAÇÃO E LUTA DE CLASSES - 1

Confinamento, rotura de hábitos e de rotinas, uma comunicação obsidiente e manipuladura, tudo - o ambiente! - provoca uma necessidade imperiosa de reflectir. 
Dizer que algo está a mudar é insuficiente até porque algo está, sempre, a mudar ou não fosse todo o mundo (é) composto de mudança, tomando sempre novas qualidades, como deveríamos ter aprendido na infância da vida, mas às vezes apenas decorado ou dividimos orações do que nos deixou Luís de Camões.
Há, no entanto, mudanças de passos, à frente ou atrás, e mudanças de salto.  E pode acontecer que, sendo todos protagonistas - conscientes ou não, pela intervenção ou pela ausência - nem nos damos conta de dimensão do passo ou do tamanho do salto.
Hoje, em Março/Abril de 2020, a dimensão ou o tamanho do passo ou do salto é de tal monta que ninguém o pode ignorar (vemos, ouvimos e lemos, não o podemos ignorar, dizia Sofia). 
Fala-se em anormalidade, porque é outro o modo como estamos a viver e há a vontade, o desejo, a ilusão, que se pode voltar à normalidade, se retomará a normalidade, apenas não se podendo dizer quando.
Mas como, mas qual normalidade?
Valendo o que valem (ou nada valendo) não posso guardar para mim a importância que pressinto a esta mudança de que - como a outras que vivi em cada hora, dia, ano que vivi - procuro entender o sentido, prever (e influenciar) o rumo. Com o privilégio de ter já tanto vivido e de estimar ainda lúcido.
Numa série de posts, vou deixar algumas reflexões sobre globalização e luta de classes. Valham o que valham (ou nada valendo)  


1
Há 3 décadas tivemos um forte choque traumático. Todos.
O mundo deu uma reviravolta, que reflectia a correlação de forças a nível planetário, reviravolta que se pode traduzir, num tratamento comunicacional, em i) queda do muro e ii) globalização.

Uns de nós, que de nós eram, sentiram e viveram o choque violento, mas ele não abalou as suas convicções escoradas na carne, nos ossos, na pele e/ou nas leituras, nas interpretações, nos sentires;
Outros de nós, que de nós eram, sentiram e viveram o choque como agressão e derrota e, vencidos, assumiram uma orfandade em muitos casos edipiana (mataram o P-de-partido-que-tinham-tomado e casaram com a M-de-matriz-social-democracia);
Outros de nós, que de nós não eram e contra nós se postavam, vivenciaram em antecipação o choque, tê-lo-ão provocado no passo-a-passo, palavra-a-palavra, imagem-a-imagem, som-a-som, página-a-página, livro-a-livro, filme-a-filme, e exultaram pedra-a-pedra com a queda daquele muro, catequizaram evangelho-a-evangelho o fim da História, apregoaram e consensualizaram a globalização;
Muitos de nós – tantos! –, que de nós seriam por condição e exploração, foram na onda, vibraram com o espectáculo, tomaram por real o que era ilusão, artifício, manipulação de marionetes animadas pelos dedos aparentemente vencedores, adoptaram o novo estado do mundo que, sendo imposto pela alteração na correlação de forças, pareceria corresponder a uma ideia (ideologia) publicitada ideia unificadora, de modelo inalterável no fundamental, nas relações sociais de base.


continua

4 comentários:

Duarte disse...

Muito boa reflexão Sérgio. Abraço

João Baranda disse...

Boa tarde Sérgio
Estou à espera da continuação... aprendo muito consigo ... gosto dos seus escritos e reflexões. De facto, porque será que "muitos de nós" que do Partido seriam por "condição e exploração" ainda se deixam iludir. Por mim, não teria dúvidas em votar sempre no Partido se me julgassse em condições de exploração semelhantes a muitos que me rodeiam no hospital (empregadas de limpeza, auxiliares ...). Aliás isso mesmo digo a alguns(mas) com o(a)s quais tenho mais confiança ... que me olham desconfiado(a)s ...
Abraço
Boa (melhor que Santa) Páscoa

Olinda disse...

Valem muito,camarada.Porque nos ajuda a descodificar o pensamento e a estratégia do poder dominante e dá-nos confiança para resistir.Aguardo a continuação.Boa Páscoa.

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado, pelo estímulo. Já estão preparados três e há mais no estaleiro.
Há muito que reflectir... e que agir!