sábado, abril 18, 2020

GLOBALIZAÇÃO E LUTA DE CLASSES - 10

continuação:

10
2. Num outro plano, no plano da necessária adaptação das relações de produção à evolução das forças produtivas, o actual momento histórico parece explodir com este rastilho de crise sanitária e, sobretudo, com o seu aproveitamento.
O trabalho em casa, o tele-trabalho e outras modalidades surgem como recurso para compensar a impossibilidade ou perigosidade de grupos e equipas, e afigura-se-me que está a ser tentado fazer, como emergência, o que seria muito difícil de conseguir em situação aparentemente normalizada mas com natural e não escamoteável luta de interesses antagónicos, de classe

Nas “soluções” emergentes, devido à emergência…, o trabalhador fica isolado, o seu camarada do mesmo tipo ou perfil de trabalho surge-lhe, é-lhe apresentado ou sugerido, como seu concorrente, não há contratação colectiva, proíbem-se as greves, horários de trabalho são inexistentes e geridos em função dessa concorrência, também quase impossibilitadora de posições colectivas e solidárias. A precariedade aparecerá como inevitável. E apresentar-se-é como sendo naturalmente decorrente das novas condições e não como adaptação (e continuidade) da exploração às novas condições.

A frente sindical de origem e razão de classe pode vir a ter de confrontar enormíssimas dificulades para cumprir o seu papel de organizações de defesa económica dos trabalhadores e das suas condições de trabalho, nomeadamente na questão dos horários, verdadeiramente básica para a concepção do trabalho como criador e social, e do tempo livre como objectivo e expressão de liberdade. 

continua

2 comentários:

Maria João Brito de Sousa disse...

..."apresentar-se-á como sendo naturalmente decorrente das novas condições e não como adaptação (e continuidade) da exploração às novas condições". Quase sempre me calo e fico a aguardar, quando leio algo escrito por alguém que eu sei que sabe muito mais do que eu, sobretudo quando o assunto é tão complexo, grave e abrangente, mas abro aqui uma excepção; é exactamente assim que penso que as coisas se estão a desenrolar.

Saudações

Olinda disse...

A "situação de emergência"pode gerar condições laborais muito conflituosas e concretas.Caberá aos trabalhadores e aos sectores interligados lutar pelas respostas consequentes.Estou a seguir com atenção estas reflexões e dá para perceber o "aproveitamento de classe"da actual situação.Bjo