sexta-feira, setembro 11, 2009

As sonda(gen)s...

Hoje, comecei o dia a ver uma sondagem em que o comentário (no sapo) era a de que havia empate técnico entre o PS e o PSD e que o BE consolidava a terceira posição. Comentei para mim "já conheço este filme!" e, obviamente, não fiquei bem disposto. Mas, como quero, sempre, "dar a volta por cima", resolvi pôr a notícia de pernas para o ar.
Como os números relativos ao BE e ao PCP/CDU eram de 12% em Abril e 11% agora, para o BE, e de 6% em Abril e de 8% agora, para o PCP/CDU, e nas mesmas fontes, (re)escrevi o comentário aos números: Empate técnico entre PS e PSD, PCP a a subir 2 p.p e a aproximar-se do BE que perdeu 1 p.p.! Sim, porque se os números fossem ao contrário seria assim que teria encontrado o comentário: Queda do PCP e o BE a aproximar-se da terceira posição!
Tanta manipulação é "desmais".
E não é só na apresentação e comentário aos números. Por mais manipulados que sejam os "sondadores" e as sondagens, há sempre coisas como o que acabo agorinha de ler:
«Se as eleições legislativas fosse hoje o PS ganharia, mas sem a maioria absoluta que conseguiu em 2005, mostra uma sondagem da Marktest para o Diário Económico. Segundo esta sondagem, os socialistas reúnem 36,1 por cento das intenções de voto, à frente do PSD que tem apenas 29,3 por cento e conseguiria um pior lugar do que em 2005. Enquanto que 12,6 por cento dos eleitores afirmam que votariam na CDU, que regista uma ligeira subida em relação às sondagens de Agosto (de 11,3 por cento para 12,6 por cento).
O Bloco de Esquerda apresenta um recuo (de 11,2 por cento em Agosto para 10,9 por cento em Setembro) substitui o CDS como terceira força política no Parlamento, tendo os democratas-cristãos apenas 7,1 por cento das intenções de voto, mas com uma subida de 1 por cento.»
Tirando o facto de considerar indecente que se diga que 1,3 p.p e 11,2% é uma "ligeira subida" tudo o resto melhorou a minha (in)disposição matinal.

6 comentários:

Maria disse...

Não te consumas com... tão pouco (tanto). Se fosse a ti não lia os jornais amanhã, para no domingo acordares com um sorriso enorme...

Abraço

aferreira disse...

-Ontem em Matosinhos, tivemos uma sondagem real a CDU fez a apresentação dos seus candidatos ás autarquias e Assembleia de República num comício de rua coisa que já não acontecia à vinte anos, disse o camarada Jerónimo de Sousa.
-Estas é que são boas sondagens o resto é peta.
Viva a CDU
a.ferreira

Anónimo disse...

Caro Sérgio,
Creio que a sondagem referida no final do texto é de Setembro de 2008: 26-09-2008 - 11:18h, Sondagem: PS à frente, mas sem maioria absoluta

samuel disse...

As sondagens são o que são... quase sempre uma aldrabice.

Abraço.

Sérgio Ribeiro disse...

Caro anónimo (dos raros a que apetece responder):
és mesmo estraga-festas... ainda que com base em sondagens de há quase um ano!
Olha, como diria o Samuel (ou já disse?), valem o que valem. Isto é, pouco, nada, malmequer.

Abraços

Graciete Rietsch disse...

Sondagens são o que são mas sempre manipuladoras. Mas nós far-lhes -emos frente. VIVA A CDU. Abraços.