terça-feira, setembro 08, 2009

A propósito do que estou a ouvir...

Trecho de texto concluído esta tarde para publicação:

«... ainda que não houvesse reservas para os dados que fundamentam a versão da recuperação, esta, como a crise, tem duas faces, a face dos grandes grupos financeiros que foram alvo do esforço de auxílio para que recuperação houvesse, e a face dos trabalhadores, das populações, das micro e pequenas empresas, cuja recuperação não se mede pelos indicadores económico-financeiros, mas pelo desemprego crescente, pela contínua quebra do nível de vida, pelas falências e situações de desespero em cascata.
Quanto às reservas (sobre números e estatísticas), para Portugal basta citar o INE, directamente da internet:
Resumo
No 2º trimestre de 2009, o Produto Interno Bruto (PIB) diminuiu 3,7% em volume face ao período homólogo de 2008 (-4,0% no trimestre anterior). Esta diminuição voltou a estar associada à evolução negativa da procura interna, cujo contributo foi de -5,1 p.p. ( 4,1 p.p. no trimestre anterior), sobretudo em consequência do comportamento do Investimento e, em menor grau, do consumo privado. Em sentido inverso, o contributo da procura externa líquida foi positivo (1,4 p.p., o que compara com 0,1 p.p. no trimestre anterior), reflectindo sobretudo uma redução intensa das Importações. Relativamente ao trimestre anterior, a taxa de variação do PIB foi de 0,3% (variação de -1,8% no trimestre precedente).
O que este resumo daria para comentar!… a partir dos temas evolução do PIB (-3,7% em relação ao 2º trimestre de 2008), evolução da procura interna, contributo da procura externa por redução das importações. Significativamente, deste resumo apenas mereceu realce a variação do PIB relativamente ao 1º trimestre de 2009 (+0,3%), e a ela se reduzem os sinais de recuperação e nela se baseia o foguetório.(...)»

3 comentários:

Dartagnam disse...

Não posso estar mais de acordo. Análise de quem tem olhos na cara. A esta pequena variação positiva só uma cambada de loucos pode tentar os Portugueses que andam a passar mal. Esperemos que o Trichet não os ouça e não se ponha já com subida dos juros. Ainda me falta tanto para acabar de pagar a casita.

Dartagnam disse...

Tenta = prova de lide para ver da bravura das rezes.

Anónimo disse...

Concordo com o comentário anterior.
E, já agora, acrescento: análise de quem tem olhos na cara...e sabe da poda.

Campanica