sexta-feira, setembro 18, 2009

Reflexões lentas e curtas - 3. O Poder aparente e o real Poder

1. Há partidos que são do Poder e partidos que o não são?
2. Não é o PCP um partido do poder?
.....a. Este PCP (O Partido com paredes de vidro)… e não outro

3. O Poder aparente e o real Poder

4. A governabilidade como Poder aparente ao serviço do Poder real
5. Ser Poder no Poder Local não conota como poder?
6. Partido e Poder – lutar contra a promiscuidade
.....a. Os maus exemplos
..........i. Dos outros – hoje, aqui: PS no Poder Central/PSD no Local
..........ii. Dos "nossos" – o mau exemplo dos últimos anos da URSS
7. O XIII Congresso (Extraordinário) 1990 – a lição que mais retive
.....a. A coragem e a lucidez
.....b. Uma das causas – Partido/Poder

.
E o que é isso do Poder?
Numa já velhinha Pequena Enciclopédia Política - Um ABC sem simplismo, editado pelas Iniciativas Editoriais, de 1975 (em 1974 e 75 muito se publicou sobre política...), encontrei, de Jean Lacouture, uns trechos sobre Poder que me parecem interessantes.
Um primeiro, sobre a utilização da maiúscula para a palavra, o que JL considera uma "falsa reverência, que tende sobretudo a denunciar a perigosa proliferação do monstro"; e um segundo, que tem uma imagem curiosa, "a uma telefonadela do mais grotesco Ministro do Interior, eis a polícia em movimento, os filósofos alarmados, juizes demitidos, a face do mundo modificada...", e define-o, ao poder, como sendo "o exclusivo da violência".
Para além da evidente posição do autor ser muito liberal, anti-Estado, e até ultrapassada porque esse exclusivo da violência ao serviço da segurança deixou de existir dada a proliferação de empresas em áreas que eram exclusivas do Estado (como essa da segurança... e também porque dão lucro!), estas duas pistas ajudam a separar o Poder aparente do real Poder.
A telefonadela do ministro não é neutra, e o seu poder é aparente. A polícia será posta em movimento, por essa telefonadela, para alguma coisa, os juizes demitidos por alguma razão. Para defender interesses de classe, porque alguém teria dado instruções ao ministro - ou feito uma telefonadela antes - para que ele assim fizesse. O real Poder. E o ministro, faz o telefonema ao serviço desses interesses, condicionado pelo estádio da relação de forças entre as classes, que se reflecte no exercício do Poder aparente.
Esta é, evidentemente, a posição de quem tem uma ideologia e uma interpretação da História. Que se funda num Manifesto (do Partido Comunista) em que se pode ler que "o moderno poder do Estado é apenas uma comissão que administra os negócios de toda a classe burguesa".
O Poder? Nunca absoluto, sempre condicionado.

Sem comentários: