quarta-feira, setembro 30, 2009

Entre a náusea e a ira

... e algum inusual desalento. É que é demais. Estão a abusar!
Depois de um dia mais que preenchido (Comité Central do PCP, em Lisboa, Assembleia Municipal de Ourém, no Cercal), cansado mas satisfeito por vivo estar e em luta (em ambientes cordiais e até amigos) pelo que considero valer a pena e justificar estar vivo, apanho com um serão de pesadelo... já em remake, comentado e requentado.
OuVi esperados esclarecimentos, anunciados com pompa e circunstância, que nada esclareceram e só mais confundiram, ouVi posturas postiças, auto-apregoando virtudes que se contradisseram enquanto apregoadas, ouVi reacções de virgens ofendidas que denunciavam que se tem muitos anos de... má-vida (dita fácil), ouVi comentários entre a ironia fácil e a indignação afivelada, incapazes de disfarçar o cálculo, a manobra, o aproveitamento da situação para benefício ("lucro") próprio e mesquinho no xadrez do poder aparente.
Mais triste que irritado. Entre a náusea e a ira.
A isto chegámos. Há que prosseguir, com mais força ainda (se mais forças se arranjarem), a batalha pelo respeito pelo povo que somos, a batalha pela dignificação da democracia, pela credibilidade da política.
Discurso de pretenso moralista? Haverá quem o diga. Falsos desabafos de quem se julga superior e o vem papaguear, em prosa enviezada? Haverá quem assim o leia. Pouco me importa. É o que sinto, não me sentindo moralista mas sério, não me sentindo superior a ninguém mas recusando-me a pactuar, no silêncio do meu sentimento entre a náusea e a ira, com tanta inferioridade moral.

6 comentários:

samuel disse...

Não estás, não estamos sozinhos, felizmente!

Abraço.

Justine disse...

Desabafo que não serve só para ti: é também uma denúncia cristalina de uma situação vergonhosa(para os que têm vergonha).
Beijo, cá de longe:))

Rui Silva disse...

Sérgio, "off-topic", que é como quem diz fora do contexto do teu texto: leste esta interessante notícia no ionline?

http://www.ionline.pt/conteudo/25276-ocde-quer-limitar-lay-off-combater-sombra-da-crise

"Evitar que a sombra da crise tape por muito mais tempo o emprego. É este o mote do encontro da OCDE que arrancou ontem em Paris. Se o debate entre especialistas visa encontrar novas soluções para o pico de desemprego, uma já está definida: "Limitar ao máximo a opção do lay off", disse o secretário-geral Angel Gurría no discurso de abertura. "Os governos já começaram a actuar com pacotes de estímulo fiscal. Estimamos salvar entre 3,2 e 5,5 milhões de postos de trabalho em 2010", adiantou o responsável.".

Não deixa de ser interessante que uma instituição do sistema venha agora meter o travão ao Lay-Off, uma solução apoiada pelos Governosm neste suposto combate à Crise.

Sérgio Ribeiro disse...

Muito interessante, RS.
Obrigado!

Maria disse...

O folhetim continua... neste momento na sic-n. Um nojo!

Beijo

PG disse...

Que barafunda! Tudo isto é grave, sobretudo pela importância não deveria ter.
Deu e dá para ver quem é que faz uso de tudo isto.