domingo, junho 17, 2012

As massas, suas faces e disfarces - 2

A manifestação de ontem foi uma grande manifestação. Não tão grande como se desejaria e o momento exige - alguma o será? - mas, depois da do Porto do sábado anterior, foram milhares a descer e a encher a Avenida da Liberdade e os Restauradores, a dizer não a esta política que nos trouxe a esta situação e que se pretende continuar e agravar.
Foi uma (mais uma) manifestação de massas. Significativa, relevante politicamente!

Entretanto, e por singular acaso, no Terreiro do Paço, na ontem Praça do Comércio, uma outra iniciativa, de um grupo fianceiro que tem a superfície de uma grande superfície, apoiada por forte e dispendiosa campanha, mobilizou as massas, com ofertas populares e Tony Carreira e outros como atracção.
E os metros desciam cheios, e cheios continuavam depois do Marquês de Pombal até onde levassem mais perto da... festa popular. Sem política? Aparentemente, e até estimulando anti-corpos à política e aos políticos. De forte e subreptício cunho ideológico. A que uma vanguarda consciente tem de responder. Ideologicamente.
Não é fácil. Mas é nossa. A luta.
Com um grande respeito pelos que são aliciados a atacar-nos. De todas as formas. Aos políticos (todos iguais!...) e à democracia. Real. Política, social, económica, cultural. Com valores. de Abril. 
Com um grande respeito pelos que, sujeitos a  forte aliciamento contra nós, sem o saberem nossos são.

6 comentários:

Justine disse...

Mas é preciso, é urgente que esses acordem, não se deixem manipular e assumam claramente a sua posição de explorados!

Antuã disse...

Essa gente um dia acordará. Mesmo que um de nós caia pela lei da vida, a luta continuará.

Rogério G.V. Pereira disse...

Estive ausente da manifestação... Estive onde se discutia como lutar contra quem domina os meios de manipulação da opinião pública e os sucessos que vai tendo para manter o povo adormecido... É uma luta para a qual também temos de estar preparados!

samuel disse...

A gigantesca desigualdade de meios e a lentidão do processo conseguem ser, o mais das vezes, desesperantes.

Abraço.

Graciete Rietsch disse...

Eu sei que eles são nossos!!!! Mas porquê este adormecimento que permite que o Continente,responsável pelo abismo, e um triste Tony Carreira, consigam desmobilizá-los de uma luta que é deles e para eles?

Um beijo.

Graciete Rietsch disse...

Eu sei que eles são nossos!!!! Mas porquê este adormecimento que permite que o Continente,responsável pelo abismo, e um triste Tony Carreira, consigam desmobilizá-los de uma luta que é deles e para eles?

Um beijo.