sexta-feira, fevereiro 03, 2017

Falando, muito seriamente, de coisas muito sérias!

INTERVENÇÃO DE ANTÓNIO FILIPE NA ASSEMBLEIA DE REPÚBLICA

Sobre a petição que solicita a despenalização da morte assistida
1 Fevereiro 2017
Ver vídeo

Senhor Presidente,
Senhores Deputados,
Em nome do Grupo Parlamentar do PCP cumprimento os subscritores desta petição.
É a primeira vez que o tema da eutanásia é objecto de debate nesta Assembleia. Certamente que não será a última. Iniciamos hoje um debate sobre um tema de grande importância e complexidade, debate que se pretende aprofundado e sério, sem preconceitos nem demagogia, e sobretudo realizado na base da tolerância para com as diferentes convicções que certamente se irão manifestar.
Não é neste debate de três minutos a cada grupo parlamentar que o tema da eutanásia terá o debate que se exige. É certo que a fase preparatória deste debate contou com a participação valiosa de diversas personalidades que nos ajudaram a reflectir sobre a matéria e que tornou muito evidente a sua complexidade e a diversidade de opiniões e de perspectivas que a rodeiam.
Para o PCP, o debate sobre a eutanásia não pode ser uma guerra de trincheiras entre os que querem ver a eutanásia reconhecida e regulada na lei custe o que custar e os que querem impedir esse reconhecimento e regulação a qualquer preço. Estamos a falar de algo de tão importante como a vida humana. O mais fundamental de todos os direitos fundamentais. O debate sobre a eutanásia não é um debate de religiosos contra ateus. Não é um debate de juristas contra médicos. Não é um debate em que alguma das posições tenha o monopólio da clarividência.
Este debate deve decorrer no respeito pelas diferenças de opinião e o seu resultado futuro deverá ser um denominador comum que reúna um consenso razoável na sociedade portuguesa.
Porém, para que o debate de hoje tenha um sentido útil, há alguns aspectos que queremos deixar expressos desde já.
Partimos do pressuposto de que todos os intervenientes neste debate têm como objectivo primordial aliviar o sofrimento insuportável de seres humanos. É um objectivo generoso que todos certamente compartilhamos. Mas não encaramos a eutanásia como um sucedâneo dos cuidados paliativos. Independentemente de soluções legislativas que venham no futuro a ser adoptadas na sequência desta petição, nada pode substituir a necessidade de uma resposta eficaz – que ainda não existe – em matéria de cuidados paliativos.
Um segundo ponto que queremos deixar claro é que nunca aceitaremos soluções que possam conduzir a uma deriva economicista da eutanásia como forma de aliviar os encargos com a saúde ou a segurança social. Nenhum dos subscritores desta petição foi por esse caminho, mas não falta por este mundo quem o sugira ou mesmo quem o defenda.
Um terceiro ponto que importa sublinhar é que não tomamos as soluções legislativas adoptadas em outros países, de entre os poucos que até agora regularam a eutanásia, como modelos inquestionáveis. O balanço dessas experiências está por ainda por fazer, mas não negamos que as notícias que nos chegam designadamente da Holanda são um tanto perturbadoras quanto à possibilidade real de uma deriva conducente à banalização da eutanásia.
Temos pois de prosseguir a reflexão. Temos de falar uns com os outros e trocar experiências. A experiência e a opinião dos profissionais de saúde é decisiva, pois é sobre os seus ombros que recai uma responsabilidade inalienável nesta matéria.
A eutanásia tem um passado histórico que ninguém aqui pretende repetir, mas que não pode ser ignorado. A eutanásia foi usada como instrumento de eugenia e de supressão de pessoas a quem não se reconhecia dignidade para viver. Se aqui e agora o lembramos é para que fique muito claro que não é disso que estamos a falar, mas também para lembrar que se há condições indignas de vida, não há vidas indignas, porque todas as pessoas são iguais em dignidade e direitos.
Disse.

1 comentário:

Justine disse...

Esperava mais definição...