sexta-feira, junho 08, 2012

Táctica para amanhã

Nesta sexta, véspera de sábado, de sábado (e, talvez, dias seguintes) de esperanças criadas, de ilusões alimentadas, de angústias inventadas, 
mas TAMBÉM de luta contra o empobrecimento e a exploração, encontrei esta "adaptação" em OCastendo e, tal como o Vilarigues,  não resisto a reproduzi-la (com os agradecimentos e - espero - a desculpa dele e de mais quem for...):

7 comentários:

Anónimo disse...

Que se foda a selecção!

Estou desempregado!

Graciete Rietsch disse...

Lá estarei ,no sábado,na Rotunda da Boavista, a gritar por um Portugal melhor.

Um beijo.

Antuã disse...

O que é preciso é força para lutar contra o fascismo. Da selecção mais cara nem falo. para nós sacrifícios, para eles prazeres.

Anónimo disse...

E porque raio o cartaz é bom? "Contra a Alemanha"? Mas está tudo maluco? Por acaso um trabalhador português alguma vez é explorado por um trabalhador alemão? Qual a substância política de palavras de ordem dessa índole? O slogan original da manifestação da CGTP é bem mais correto: contra a exploração e o empobrecimento. Exploração e empobrecimento que afectam tanto os trabalhadores portugueses e alemães. Exploração e empobrecimento promovidas pelo patrionato alemão e português. Esta é uma luta de classes, não uma luta entre nações. É preciso muito cuidado com o uso de certas expressões. As palavras contam!

Sérgio Ribeiro disse...

Comentário aberto a um anónimo - Foi a primeira vez que veio a este espaço? Não é capaz de ler um pequeníssimo texto e só vê os bonecos? Onde está escrito que o cartaz é bom, ou que está ali implícita (na letra miúda) uma palavra de ordem? Quantas vezes já aqui foi dito que A LUTA É DE CLASSES E NÃO ENTRE NAÇÕES? Em que é que este cartaz o contraria ou é contraditório com essa linha mais que afirmada e reiterada?
V. deve ser daqueles que se põem, de toga negra vestida e lupa, a procurar como desvalorizar o que outros, que estão na rua e lutam e procuram mobilizar, fazem. O seu comentário pareceu-me (posso estar errado...) completamente despropositado. Irritou-me! Porque gosto de aprender com os outros, de me corrigir a partir do que eles dizem, mas não aceito lições de quem é doutoral e sectário.

Passem bem, por mim... já passou...

Anónimo disse...

Eu apenas lhe chamei a atenção para o cuidado que se tem de ter com determinadas palavras de ordem. Se ficou assim tão irritado talvez um xanax possa ajudar. É bonito ver como reage sempre que é simplesmente contrariado ou que alguém toca num qualquer aspeto. Afinal essa coisa do debate fraterno é só para o unanimismo.
Mas não se preocupe que não o volto a incomodar. Só termino dizendo que doutoral a falar é você que está sempre aqui a tratar os seus leitores e camaradas de uma maneira condescendente e paternalista. E sempre a citar coisas suas como se só os seus textos, entrevistas e livros fossem a única referência. Sempre com essa falsa modéstia para melhor encobrir o seu paternalismo...
Passar bem!

Sérgio Ribeiro disse...

Agradeço A TODOS as chamadas de atenção.
Cito-me demais? Talvez... porque as minhas citações são prova de que li outros que me ensinaram. Serei paternalista... mas sinto-me mais avô!

Ah! e assino por baixo