terça-feira, junho 26, 2012

Um simples exercício...

... de aritmética, ou de bom senso, ou de desmistificação, ou de desmiticação vítorgasparina:

No ano n um grupo de pessoas tinha de réditos, em média anual, 1.400 unidades monetárias (100x14), e passou a ganhar, em teoria, 1.200 (100x12) de média. Brutos…
  • Como, a essas pessoas, lhes aumentaram impostos directos, lhes fizeram descontos novos, lhes subiram os preços de despesas incompressíveis (comida, transportes, cuidados médicos);
  • como lhes acresceram impostos indirectos (o dito IVA), onerando o que poderiam comprar;
  • como algumas dessas pessoas ficaram sem emprego (e sem subsídio de desemprego ou com subsídio menor que o salário que tinham),
na prática, ou por líquido, no ano n + 1 os réditos teriam ainda baixado (vá lá!...) mais 5% para esse grupo de pessoas, pelo que passaram a ter 1.140 unidades monetárias, em média, para fazerem face a custos superiores (o tal IVA e os novos preços do que não é compressível)
  • do que resultou que ficaram com menos capacidade de consumo aí de (vá lá…) uns 20% em relação ao ano n.
E vem o geniozinho das finanças dizer-se surpreendido por as receitas do IVA não terem aumentado, e lamentar-se de mais outras coisas (in)esperadas que o levam a não poder cumprir os seus objectivos “cientificamente” previstos”
  • pelo que não poderá cumprir os 4,5% do défice (era isto, não era?)
… a não ser que, não mudando de política (o que nem pensar!...), insista na mesma receita, ou seja, diminua mais ainda o que será o mercado interno no ano n + 2, ou seja, mais austeridade, mais desemprego, mais miséria!!!!!

Vá gozar com outros… porque essa balela da incompetência não pega!
É mentira… a verdade chama-se ideologia e luta de classes.

5 comentários:

Antuã disse...

Coitado do Gasparzinho. Como eu gosto do seu estilo. Tem uma dicção maravilhosa, tal como a sua política.

trepadeira disse...

Avantesma assombrada e burro,sim,mas tanto,não podia ser,ou não fez a 4ª classe com quem lhe ensinasse a taboada.

Um abraço,

mário

Graciete Rietsch disse...

Só que hoje já dizem qoe a receita do IVA da restauração duplicou.
Como os que iam a esses restaurantes de luxo são os mesmos de antigamenta, não será muito de admirar!!! Mas a quebra dos impostos resultantes da diminuição do poder de compra, não justificam eles, mas usam.

Um beijo.

Um beijo.

sao matos disse...

Ora dizem muito bem, "coitado do gasparzinho", andam eles tão atarefados, cansados a trabalhar e nós, pobres, que somos exigentes, mal educados, desconhecedores, como eles trabalham, sim! porque eles trabalham. Nós somos uns ignorantes, por isso têm de ser bem pagos, claro! Nós ficamos com a côdea de pão, chega-nos, sempre chegou. Agora estes "cavalheiros", como disse o ministro da saúde há dias um gestor com um ordenado de 140 mil euros mensais, não é demais para a responsabilidade. Como se vê nós, pobres, desconhecemos o que é a responsabilidade. Pasme-se! É realmente descaramento a mais fazer tal afirmação na TV, toda a gente a ouvir, e exigirem os sacrifícios que nos estão a aplicar. Como disse um deputado do PCP na Assembleia da República, estas políticas "modernas" a pensar no futuro, têm 80 anos, sim! 80 anos! Foi Salazar a aplicá-las com a desculpa de levantar o País! São as saudades do passado fascista que move estes politiqueiros de merda! Como seria bom que este povo acordasse e acreditasse de que é verdade e possível uma política diferente! VIVA O 25 DE ABRIL! 25 DE ABRIL SEMPRE!

Conceição Querido

Anónimo disse...

Não devem ser apenas o Fernando L. Graça e o José G. Ferreira a denunciar estes crimes de lesa povo e a Pátria.
Se todos temos direitos, tambem nos assistem obrigações.
Temos que denunciar veementemente, todos estes criminosos financeiros e políticos (e não só..., e se fôr necessário, torná-los inválidos tal qual estes escroque fazem aos seus adversários políticos, para o que utilizam todos os meios chegando até à sua eliminação física. Que eu me recorde, ainda se pode "aproveitar" o provérbio "Olho por olho, dente por dente".
Os nosso povo antepassado, não merece a nossa cobarde apatia!!!