segunda-feira, novembro 04, 2013

Costa em pos(s)e e ao ataque - 1 (na Área Metropolitana de Lisboa )

 do Público:

António Costa eleito 

presidente do Conselho 

da Área Metropolitana de Lisboa

Autarcas da CDU abandonaram reunião.
O PS de António Costa conquistou seis das 18 câmaras da Área Metropolitana de Lisboa (NUNO FERREIRA SANTOS/ARQUIVO)
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, foi eleito nesta segunda-feira presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa por nove das 18 autarquias representadas, depois do abandono da reunião pelos eleitos da CDU.
Os nove autarcas que permaneceram na reunião após o abandono dos nove presidentes da CDU decidiram ainda votar as duas vice-presidências do órgão na próxima reunião, marcada para 14 de Novembro. A CDU voltou a abandonar a reunião do Conselho Metropolitano de Lisboa e admite recorrer à via judicial para contestar as decisões deste órgão.
Os 18 presidentes das câmaras que compõe a Área Metropolitana de Lisboa (AML) nem chegaram a votar em conjunto a presidência e duas vice-presidências do Conselho. A discordância entre os nove autarcas da CDU e os outros nove (seis do PS, dois do PSD e um independente) começou logo na ordem de trabalhos. A CDU contestou que no primeiro ponto se discutisse o regimento do Conselho, por considerar que deveria ser discutida em primeiro lugar a eleição dos seus dirigentes. António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, que dirige os trabalhos, recusou alterar a ordem de trabalhos e a CDU voltou a abandonar a sala, como já aconteceu na semana passada.
À margem da reunião, Carlos Humberto, presidente da Câmara do Barreiro, afirmou que a CDU iria analisar os actos que resultem da reunião, onde permaneceram apenas metade dos presidentes da câmara, e recorrer às vias judiciais sempre que o considerar.
O Conselho Metropolitano de Lisboa ia esta manhã voltar a tentar eleger o seu presidente, depois do impasse entre os autarcas da CDU e do Partido Socialista verificado semana passada. A CDU considera que deve ocupar a presidência do Conselho por ser a força política com mais câmaras, enquanto os socialistas defendem que António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, deve ocupar o cargo porque o PS foi o partido com maior número de votos na região, sendo as autarquias da CDU menos representativas.
A CDU conquistou a presidência de nove das 18 câmaras da Área Metropolitana de Lisboa (AML), o PS seis, o PSD duas e o movimento independente liderado por Paulo Vistas ficou à frente da Câmara de Oeiras. Este impasse coloca-se porque a nova lei que regula o estatuto das Áreas Metropolitanas é omissa quanto ao sistema de votação da liderança do conselho.
Os comunistas defendem que a votação deve ser secreta e uninominal, representando cada câmara um voto, o que mesmo assim só lhes dá o mesmo número de câmaras conquistadas por PS, PSD e o movimento independente juntos.
Já os socialistas defendem a votação por voto ponderado, onde cada presidente valeria mais consoante o número de eleitores que constam nos cadernos eleitorais dos respectivos concelhos.

5 comentários:

GR disse...

Na verdade vindo do ps, não me admira.
Anti democratas, o CDS ou PSD não fariam melhor.
Metem nojo.

BJS,

GR

Olinda disse...

E hâ quem veja o Costa mais ä esquerda!
Tambêm aqui,na Uniao de Freguesias,ganhou a CDU ,e o PS amigou-se com o PSD,deixando a CDU em minoria.Ainda nao estou refeita de tamanha canalhada.Foi uma golpada ,sem o mînimo de conceito democrâtico.

Um beijo

Anónimo disse...

A culpa disto é do BE. São muito bons rapazinhos, gosto muito deles, têm posições muitos engraçadas mas são uns grandes "empata..." que nem ganham nem deixam ganhar. Reparei por acaso no Montijo. O PC perdeu a Câmara por 400 votos e o BE teve à volta de 1.000. Moral da história: a Câmara foi parar ao PS.
JM

Graciete Rietsch disse...

Não me admira . É o costume.

Um beijo.

Moradora de Oeiras disse...

A verdade é que acho que o PS ainda não se recompôs por ter perdido a Câmara de Loures. Ainda têm o sapo entalado na garganta e de todo o lado vêm destas informações, que a espada deles está apontada contra a CDU. São mesmo a verdadeira oposição de esquerda em Portugal!... Livrem-nos desta gentinha!