Acontece que, de vez em quando, irrompem redes e "faces ocultas" (ou semi) ficam a descoberto porque foram violadas regras que se deveriam auto (e altero) impor para que se pudesse con-viver.
Haverá quem estranhe, face à informação que se tornou avassaladora. Mas como estranhar os excessos de corrupção num sistema por natureza corrupto?
E é o sistema - de valores, de regras, de con-vívio - que é posto em causa. Efemeramente, embora esteja sempre em causa. Efemeramente porque se privilegia o próprio sistema, se (re)ocultam os excessos, que só excessos são, e que, por só excessos serem, revelam a natureza do sistema.
Por isso, é preciso impedir que se vá ao fundo dos casos. Se há faces desocultadas, necessário se torna - ao sistema - que elas ocultem a razão por que existem, que se arranje (se necessário se tornar...) um ou outro "bode expiatório" para que siga a dança depois de localizada e cauterizada a "culpa"...
Até um dia!
7 comentários:
Dizes bem Sérgio: "...até que um dia". E um dia virá (e juro que o digo sem premonitório sentido religioso) em que as faces ocultas se desocultarão até ao mais profundo de si mesmas: quando se tornar claro para as massas que um sistema que assenta a sua natureza no roubo da força do trabalho só tem solução, superando-se. E esse dia virá, por mais que o capital, por natureza corrupto (e gerador de corrupção), o tente impedir. "E reforçai, reforçai as sentinelas!"
Onde há Vara há porcaria.
A manipulação dos órgãos de comunicação social mantém-se activa e deturpação de factos e nomes faz sempre parte da ordem do dia.Tão fácil que é passar a informação que se quer para milhões de pessoas que apenas precisam de carregar no comando da TV lá de casa.
Claro que se esperava que após a torrente eleitoral viessem, novamente, os despedimentos e os escândalos com as caras já bem conhecidas de todos, mas quem esperava são sempre os mesmos, os suspeitos do costumes, aqueles que continuam a lutar e acreditar que sim é possível, os outros...os outros acreditam apenas no que a TV, os jornais e a rádio dizem, porque se estes estão a dizer é porque é verdade!! E lá vamos nós passar por mais uma legislatura que leva o país ao rubro, à rua em manifs de descontentamento e depois afinal a tradução disso é que neste país não se passa nada e uns mesitos antes das eleições limpa-se bem limpinha a imagem dos "meninos" todos, ah e tal vamos reciclar os ministros e pronto, já está, problema resolvido.
PS:desculpa lá o testamento :)
Pois é, voltámos ao "habitué", passadas as eleições e depois de legitimamente escolhidos pelo povo, eles redireccionam as suas influências, os seus interesses e os seus "negócios". A verdade é que todos nós vemos e ouvimos o que "eles" têm feito ao longo de 3 décadas, todos nos queixamos porque "eles" são corruptos, não defendem os trabalhadores, os pobres, os desempregados, não. Mas quando chega a altura de escolher/votar mantém-se todo na mesma. ou melhor cada vez pior.
RUPTURA E MUDANÇA precisa-se
O que eu acho piada, que não tem piada nenhuma, é que estes casos só aparecem a seguir às eleições.
Porque será?
As faces ocultas são tantas e andam por aí tão à vista que já são rosto visível do sistema.
Um abraço.
É tempo de dizer:
- BASTA!
É tempo da JUSTIÇA ser célere!
E estes casos não surgiram só depois das eleições, outros semelhantes também surgiram antes.
Surgem muitas vezes e ficamos sem saber como vão acabar!...
Abraço
Enviar um comentário