segunda-feira, outubro 19, 2009

Duas ou três notas (políticas, evidentemente) sobre o método de Hondt - 1

Fiquei de aqui trazer algo sobre o método de Hondt, em intenção de interlocutoras-comentadoras que, muito amigamente, me propuseram que tratasse do tema. Faço-o com todo o gosto, não com a intenção de ensinar o que quer que seja mas com a de expor e de comentar -politicamente - o método que é utilizado para o cálculo de mandatos.
Aliás, começo por recorrer ao site da Comissão Nacional de Eleições (CNE), de onde se fica a saber que "O método (de) Hondt é um modelo matemático utilizado para converter votos em mandatos com vista à composição de órgãos de natureza colegial.
Este método tem o nome do seu criador, o advogado belga Victor D'Hondt, nascido em 1841 e falecido em 1901."
Mais se diz nessa página, mas salto para a aplicação prática, com um exemplo também desse espaço da CNE, facilmente acessível.
Numa votação em que estão em causa 7 mandatos e a que concorrem 4 partidos, na primeira linha colocam-se os resultados dos partidos concorrentes, numa segunda linha esses resultados são divididos por 2, numa terceira são divididos por 3, numa quarta linha são divididos por 4, e assim sucessivamente se fosse necessário. Depois é só ver quais são e a que partidos pertencem os 7 números mais altos e são esses candidatos que estão eleitos para assumir os mandatos.
O partido A elege três, o 1º, o 3º e o 5º, o partido B elege dois, o 2º e 6º, o partido C e o partido D elegem um cada, o partido C o 4º e o partido D elege o 7º porque, tendo, na primeira linha o mesmo número (3000) que o partido A na sua 4ª linha, segundo o método tem vantagem, desempata-se a favor do partido menos votado.
Mas esta é uma primeira nota. As que estou a preparar não vão referir-se a partidos A, B, C ou D, mas a CDU, PS, PSD, CDS-PP, BE, MRPP (saiu-me assim a ordem analfabética...), e a eleições como a de Beja nas autárquicas de 11 de Outubro, e as para o Parlamento Europeu de 1999 e 2009. Casos interessantes. Politicamente... e lamentavelmente.

4 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Querido camarada Sérgio percebi perfeitamente. Obrigada. Grande professor és tu além do mais Um grande abraço.

Maria disse...

Vamos ver num próximo post quanto "custa" (em votos, claro) cada um dos deputados dos Partidos que referes...

Clarinha a tua explicação.

Beijo

samuel disse...

Bela explicação!

Abraço.

Justine disse...

Perante estes "alunos" brilhantes, eu até tenho vergonha de dizer que tenho de fazer algum "trabalho de casa":))