segunda-feira, outubro 19, 2009

(Des)emprego e pobreza

Tendo passado dois dias no INATEL (sobre esta instituição escreverei, porque muito há a dizer da transformação da FNAT do fascismo em Instituto Nacional de Aproveitamento dos Tempos Livres após o 25 de Abril, e a recente retransformação em fundação com claros intuitos de privatização...), em repouso, leitura, trabalho moderado, desfrute de excepcionais condições (de tempo e ambiente natural), deparámos com o aviso da realização de um primeiro fórum, promovido pela REAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal), naquelas instalações, nos dias 16 e 17.
Embora estivéssemos de saída, ainda espreitámos mas não foi possível saber muito mais que o título, aliás bem sugestivo (des)Emprego e Pobreza, apesar de termos sentido que a nossa curiosidade não era mal acolhida por quem parecia responsável. Era um grupo de uma dezena de participantes, idos de várias partes de País, com a presença de animadores de uma discussão sobre o tema. E sublinha-se o apropriado do título do fórum pois só ele sugere uma boa discussão sobre a pobreza em 2009, que não abrange apenas os desempregados mas também, o que é muito significativo, empregados, com os correlativos temas dos níveis salariais e do endividamento, que é a pobreza a prazo.
Mas sobre esta magna questão, recomendo a leitura deste texto em ocravodeabril.
E o que é a REAPN?
Responde-se já:
Segundo a própria organização, "A Rede Europeia Anti Pobreza / Portugal - REAPN representa em Portugal a European Anti Poverty Network (EAPN), desde a sua fundação, em 1990. A EAPN é uma associação sem fins lucrativos (ASBL), sediada em Bruxelas, estando representada em cada um dos Estado - Membro da U.E. por Redes Nacionais. A REAPN é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida como Associação de Solidariedade Social, de âmbito nacional, tendo sido constituída notoriamente a 17 de Dezembro de 1991. Em 1995, é reconhecida, pelo Instituto de Cooperação Portuguesa, como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD)."
Pois é. Esta rede deveria estar a ser desmobilizada, a fazer fé nos documentos de (boas?) intenções que a União Europeia tem posto cá fora, e particularmente desde que avança com a sua estratégia. Ao que se vê, até na Foz do Arelho, acontece o contrário porque a tal estratégia, esqueceu, deliberadamente, objectivos como o da igualização no progresso e o da coesão económica e social. Porque é de classe, e só com a resistência e a luta que levem a rupturas se conseguirão combater os seus efeitos. Como o da pobreza no (des)emprego. Entretanto, haverá paliativos, ilusões, redes e fóruns (fora).

4 comentários:

Rui Silva disse...

Fora do tema, uma demonstração (mais uma) de profunda ignorância sobre o PCP:

http://fluirdeespumas.blogspot.com/2009/10/importa-se-de-repetir-parte-3.html

CS disse...

A REAPN é a filha mai-linda da "Rede Europeia pró-riqueza".

Justine disse...

Conversa fiada a destes encontros, para iludir alguns bem-intencionados e deixar tudo na mesma...

José Rodrigues disse...

Quanto vale o património do INATEL?
Quem está na grelha de partida para o seu abocanhamento?Pestanas,Belmiros,Amorins? Veio na imprensa que estrangeiros gostam muito da "costa de prata"( faixa litoral de Porto a Lisboa).À atenção do partido com paredes de vidro...