quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Ex-tractos...

De um "post" de 17 de Setembro, transcrevo (não com a petulância de auto-citação mas porque me parece oportuno):

«(...) São perto de 20 milhões, os habitantes do Cairo. (...) Há uma cidade cinzenta, degradada, empoeirada, há a “cidade dos mortos”, um extensíssimo cemitério com 200 mil vizinhos habitantes vivos, ou ainda sobreviventes, há a cidade dentro das mesquitas, onde se manifestam, com grande aparato policial às portas para que de lá não saia a manifestação, há, do outro lado das pontes, uma cidade que parece europeia (…)
(...) é impressivo este sentimento de estar num outro mundo. Fiquei marcado por aquela informação de que este ano é o ano 6 mil e tal de um talvez primeiro calendário, eu que tão orgulhosamente refiro 8 séculos de (nossa) História.
E sentir-me-ia esmagado se me tivesse surpreendido a pensar nestes milénios de História em que tropeço, nesta ideia de antiguidade que nos toma aqui, em tudo o que aqui começou e por aqui passou. O guia falou-nos dos romanos, e dos gregos, e dos árabes, e dos mameluques, de Mohamed-Ali, e dos franceses, e dos ingleses, e dos chiitas, dos sunitas e dos fatimistas, e de mais estes e de mais aqueles, e depois disse que só em 1952 os egípcios começaram a governar o Egipto.
Os egípcios?! Há "os egípcios"? E governam o seu País com nem sei quantos milénios antes de Cristo e mais os que vieram depois (e estamos nós – tão pequeninos – no 3º milénio recém-começado), governam este Egipto, hoje com mais de 80 milhões, e dependente do turismo e de “ajudas” financeiras externas?
.
Como o mundo é antigo e grande! (...)
.
E sinto – estou a sentir coisas… – que há… os egípcios, como uma massa de gente que está ligada a toda a que antes de si aqui viveu.
E o que viveu! »

1 comentário:

Justine disse...

Os abutres internacionais já estão de garras de fora...
Que força vai ter o povo egípcio??