domingo, fevereiro 06, 2011

Notas sobre o Egipto (ou melhor: Egito, ou melhor ainda: egípcios) - 2ª

Do anterior "post", desvalorizado por ser auto-citação, retiro duas ideias. De reflexões de minha conta e risco, mas que me atrevo a propor à reflexão de outros, dando-lhe os (des)camimhos que cada um entender.

i) Uma, sobre as eleições que não terá havido em Novembro, decerto porque se sentia a oposição à sucessão entre Mubaraks.

ii) Outra, a partir da pré-ideia leniniana de que as "eleições burguesas" servem para ver como estará a subjectividade das massas, seja onde e quando for, e que recentemente se me impôs com a imagem de "termómetro" que dá indicações sobre o "estado das massas".
Imagino um "cenário" para as tais eleições de Novembro no Cairo, decerto com observadores internacionais - que, se tivessem vindo cá, a esta "ocidental civilização", se escandalizariam com a questões como a do cartão de cidadão e correlativas perturbações no exercício da cidadania -, e quantifico-o:
  • 1 em cada 5 inscritos e aptos a votar garantiriam a sucessão mubarakiana;
  • 3 em cada 5 inscritos e aptos a votar abster-se-iam;
  • 1 em cada 5 inscritos e aptos a votar, votariam em branco ou nulo, eventualmente com uma frase elucidativa do não-voto, naqueles caracteres com plicados para nós.

Do que teria resultado uma eleição do "filho do pai" com altíssima percentagem, lá para perto do 100% dos votos expressos e a contarem!

Hoje, serão 3 ou 4 em cada 5 egípcios nas ruas, e a sofrerem a agressão de menos que 1 em cada 5, estes ajudados por fora, com toda a máquina imperialista.

O "termómetro", bem lido, não teria enganado...

segue

2 comentários:

Justine disse...

Transpondo para cá, tivemos eleições cedo demais...
Vamos ver como correm as próximas:)))

Pata Negra disse...

Eu não lhe chamaria termómetro mas antes "pôr a mão na cabeça". Utilizar o termómetro, sim, mas no sítio onde a informação é mais fidedigna. Isto porque, de acordo com as fontes de informação/opinião, eu nem sabia que o Egipto era uma ditadura. Apesar de tudo sabia mais que alguns que continuam a pensar que as pirâmedes são umas putas!
Um abraço faraónico