domingo, julho 03, 2011

Porque hoje é... dia seguinte a sábado, isto é, é domingo e 3 de Julho

Numa outra estação da "blogosfera" - uma espécie de apeadeiro...- coloquei um "post" como abaixo transcrevo (mais ou menos). Trago-o para aqui porque não me está a apetecer "clicar" em "publicar mensagem" para que outros temas que estão por aqui em lista de espera, sob a capa de "rascunhos", fiquem perdidos em tarde de domingo (ou a ensombrá-la mais do que já está...) .

«"Neste desenrolar da ilusão dos dias imóveis", como escrevia José Gomes Ferreira (quem havia de ser?), eles, os dias, vão passando, um atrás do outro. Sorrateiramente. Em carreirinha. Em correria. Vertiginosamente.
E nós iludidos. Iludindo-nos. Fazendo de conta que os dias se repetem.
Repete-se o 3, que é o número do dia de hoje, mas não se repete o nome do mês, que este é de Julho quando o 3 anterior foi de Junho (ah!, há quanto tempo já foi?... ou foi agora mesmo?).
E o facto de já ter havido outros dias 3 de Julho ilude-nos. Engana-nos. Mas só se nos deixarmos esquecer que esses 3s de Julho foram em outros, em muitos outros anos.
Na minha contábil idade já tenho muitos 3s de Julho. O meu primeiro 3 de Julho foi em 1936, veja lá eu (e tu, e todos os que possam estar, agora, a ler isto).
E já tinha havido muitos muitos outros 3s de Julho antes, como um vizinho desse - de 1933 -, em que, na Alemanha, os judeus foram excluídos da função pública. Mas não se estrague (mais) o domingo.
Depois desse primeiro (meu!) de 1936, houve logo 3 de Julho em 1937, e a seguir em 1938, e - depois - mais um todos os anos em cada ano. até ao 3 de Julho de hoje. Este. De 2011. Tantos! Já somam 76...
E haverá o 3 de Julho que se seguirá a este. Em 2012. Sobre o qual não digo mais nada. Cá por coisas...


Olhem... porque este é (também) meu, festejo-o. Apesar do tempo não estar para festas. A não ser que sejam de luta. Como a do avante!

12 comentários:

Jorge Manuel Gomes disse...

Então,

OS MEUS PARABÉNS!

Fico muito feliz por ti, camarada Sérgio. Fazes parte daqueles seres humanos que se tornaram IMPRESCINDÍVEIS!
Para ti, camarada, um poema do Brecht:

OS QUE LUTAM

Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.

Bertold Brecht


Um abraço amigo,

Jorge

P.S. Agora vou telefonar a um amigo, que coisa mais preciosa no mundo, não há!

Pata Negra disse...

Mas fazes anos duas vezes?! Creio que já lançaste a confusão! Parabéns pelos teus não sei quantos e anos e não sei quantos meses!
Um abraço à moda do 3 de Julho

trepadeira disse...

E muitos mais hão-de vir.

Um abraço,

mário

Sérgio Ribeiro disse...

Jorge - Cá recebi o teu telefonema.
E foi mesmo bom receber o telefonema de um amigo! É como se tivesse sido o meu aniversário.
Se calhar vou adoptar este truque: festejar cada dia como um aniversário, Que é.
Amanhã faço 76 vezes o dia 4 de Julho. Não se esqueçam...

Pata Negra - Duas vezes? Por ano? Não achas pouco? A partir de hoje, é todos os dias! Para a seman pode ser no dia em que lancharmos...

trepadeira - Caro Mário, desculpa a confusão que lancei. Mas, confesso, espero que nada me impeça de festejar o 77º 3 de Julho. E por aí fora.
Na luta!

Abraços amigos!

vovó disse...

temos hoje um bebé por aí? :)))... Parabénsssssss!!! :)

beijocasssss (também para a Z)
vovómaria

Jorge Manuel Gomes disse...

Vamos "festejar" já no dia 2, 3 e 4 de Setembro, na Atalaia. Se não for antes!

Um grande abraço desde Vila do Conde,

Jorge

samuel disse...

Foi de facto uma ousadia...
Eu, à cautela, fiquei à espera de melhores ventos ainda por mais 16 anos e 29 dias... até que me decidi a participar na coisa.
E cá estamos. Parabéns!!!

Grande abraço.

Sérgio Ribeiro disse...

Vovó Maria e Samuel - Palavra que não foi de propósito. Que não foi truque. Só faço anos uma vez por ano, e é a 21 de Dezembro. O que escrevi - e foi para o ficções do cordel - era um texto sobre o domingo de hoje e ser, hoje, 3 de Julho. Induzi-vos em erro e peço desculpa
Só acrescento esta curiosidade... estatística: desde o dia 22 de Dezembro de 2010 faço 76 anos de estar vivo no dia que nasce. E acho que devo festejar! Amanhã é o meu 76º. Vivó!
4 de Julho.

Muito obrigado pela vossa amizade

Graciete Rietsch disse...

Vivam todos os dias da tua vida sejam de aniversário ou não,pelo que és e pelo teu grande contributo para a luta.

Um beijo.

Fernando Samuel disse...

Então aqui vai o meu abraço pelo teu 76º 4 de Julho...

Abraço grande.

svasconcelos disse...

Parabéns!:)) Por tanto!...
Um abraço,

GR disse...

Morri a rir!
Excelente post, confusão total!
(não para mim!!!)
Na verdade a cada dia podes festejar o aniversário do respectivo dia, o ano é sempre diferente (agora para pior).

Sérgio,
todos os dias confraternizamos contigo mais um dia, aprender mais, a compreender melhor e até a rir.

MIl BJS,

GR