quarta-feira, setembro 21, 2011

No dia de hoje

Conselho Português para a Paz e a Cooperação
na Palestina

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) integra a missão de solidariedade para com o povo Palestino, co-organizada pelo Conselho Mundial da Paz (CMP) – de que o CPPC é membro – e pela Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD), que se desloca à Palestina de 18 a 22 de Setembro.
Filipe Ferreira, da Direcção do CPPC, integra uma delegação que é composta por activistas do movimento da paz oriundos de uma dezena de países, entre os quais a Presidente do CMP, Socorro Gomes, assim como o Presidente da FMJD, Tiago Vieira.
A delegação realizará encontros com organizações do movimento da paz e da juventude, onde, no quadro da expressão do apoio à justa causa palestina e da solidariedade para com o povo palestino, terá a oportunidade de expressar o seu firme apoio ao objectivo de ver reconhecido o Estado Palestino como membro de pleno direito da Organização das Nações Unidas.
Lisboa, 20 de Setembro de 2011
O Conselho Português
para a Paz e a Cooperação


Tomada de posição conjunta do Conselho Mundial da Paz (CMP)
e da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD)
sobre o reconhecimento do Estado independente da Palestina
(tradução livre do inglês)
O Conselho Mundial da Paz e a Federação Mundial da Juventude Democrática unem as suas vozes às de centenas de milhões de pessoas amantes da paz, da juventude e dos estudantes de todo o mundo, na solidariedade para com o povo da Palestina, que está a sofrer um lento genocídio sob a ocupação dos seus territórios.
A ocupação da Palestina pelo regime de Israel constitui um crime contra a humanidade e uma flagrante afronta aos milhares que sofreram e lutaram heroicamente pelo nobre objectivo da liberdade e da justiça.
Apesar das muitas concessões feitas durante anos pelo lado Palestiniano a fim de encontrar uma solução viável e justa, os governos de Israel, incluindo o actual, recusam aceitar o direito do Povo Palestiniano ao seu estado independente lado a lado com Israel.
Nós expressamos a nossa sincera e calorosa solidariedade para com os homens e as mulheres Palestinianas, a juventude e os estudantes da Faixa de Gaza, da Margem Ocidental e de Jerusalém Leste na sua aspiração do fim da humilhação, da discriminação e da ocupação.
Nós condenamos o apoio que o imperialismo dos Estados Unidos da América tem dado, durante todos estes anos, à ocupação Israelita da Palestina, assim como a hipócrita política da União Europeia que mantém uma equidistância face aos agressores e às suas vítimas.
Consideramos que em Setembro é chegado o momento para ver reconhecido o Estado independente da Palestina com as fronteiras de 4 de Junho de 1967 e com Jerusalém Leste como capital.
Apelamos aos Estados Membros das Nações Unidas para adoptar esta proposta na Assembleia-geral e às Nações Unidas, enquanto tal, para concretizar os passos necessários para assegurar este pedido que é apoiado pela vasta maioria das nações do Mundo.
Reafirmamos a nossa exigência de libertação de todos os prisioneiros políticos Palestinianos das cadeias de Israel e do direito de retorno para os refugiados Palestinianos de acordo com a resolução 194 das Nações Unidas.
Saudamos ainda as forças amantes da paz de Israel que lutam, lado a lado, com os Palestinianos pela sua justa causa, assim como reiteramos a nossa solidariedade para com todos os povos que na região lutam contra o imperialismo, os seus instrumentos e as suas políticas.
Por último, reafirmamos a nossa categórica rejeição da ocupação do Iraque e do Afeganistão e da actual agressão imperialista contra o povo da Líbia, assim como de qualquer outra intervenção estrangeira nos assuntos internos dos países da região.
Os povos têm o direito soberano de determinar e lutar pela sua liberdade, democracia e justiça social.
Sob esta orientação, a FMJD e o CMP realizarão iniciativas conjuntas e organizarão uma missão de solidariedade à Palestina, de 18 a 22 de Setembro de 2011, para se encontrarem com organizações da juventude e da paz, a fim de expressar o seu forte apoio à campanha para o reconhecimento do Estado independente de Palestina e a sua solidariedade efectiva para com os povos sob ocupação.

O Conselho Coordenador da FMJD
O Secretariado do CMP
Budapeste/Atenas
30 de Agosto de 2011
Original em:
http://www.wpc-in.org/newsstatements/palestine%20statement%20wfdy%20wpc

Sem comentários: