segunda-feira, agosto 06, 2012

Hiroshima e Nagasaki

As bombas atómicas
sobre Hiroshima e Nagasaki
Segunda-feira,
6 de Agosto de 2012

Nos dias 6 e 9 de Agosto decorrem 67 anos sobre o lançamento, pelos Estados Unidos da América de duas bombas atómicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.
Dirigidos exclusivamente sobre populações civis estes bombardeamentos revestiram-se de uma tal violência e crueldade que faz com que, ainda hoje, perdure no memória dos povos como uma das maiores barbáries cometidas na guerra mais violenta a que a Humanidade foi sujeita.
Para além das 250 000 mortes provocadas no imediato ou nos dias subsequentes, deixou sequelas graves, como a proliferação de doenças cancerígenas e malformações genéticas nas gerações vindouras, devidas a exposição à radiação e a substâncias radioactivas.
O horror provocado por esta tragédia contribuiu para despertar consciências e mobilizar vontades para que esta não se viesse a repetir.
O Apelo de Estocolmo, lançado em 18 de Março de 1950, pelo Conselho Mundial da Paz, para além de ter recolhido mais de 600 milhões de assinaturas, transformou-se numa campanha de massas desenvolvida pela Forças da Paz à escala mundial sem precedentes contra as armas nucleares que contribuiu decisivamente para a aprovação do Tratado de Não Proliferação Nuclear – TNP – em 1968, a que aderiram, até hoje, mais 189 Estados. E, em 1996 foi aprovado o Tratado Geral da Proibição dos Ensaios Nucleares, cuja entrada em vigor todavia depende ainda da sua ratificação pelo Congresso dos Estados Unidos, ainda pendente passados 16 anos.
Se é um facto que jamais bombas atómicas foram usadas em conflitos bélicos, a realidade é que a proliferação deste tipo de armamento não foi evitada. Além dos cinco Estados nucleares, legalmente reconhecidos pelo TNP - Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França - também a India, o Paquistão e Israel são actualmente Estados nucleares, de facto, fora do TNP. Dados de 2011 estimam em 20 530 o número total de ogivas nucleares existentes no mundo, a maioria delas incomensuravelmente mais potentes do que as que foram lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki.
O lançamento de duas bombas atómicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 1945, injustificado do ponto de vista militar uma vez que o Japão já tinha encetado o processo de capitulação face às Potências Aliadas na II Grande Guerra, a qual veio a ocorrer logo no dia seguinte ao massacre de Nagasaki, esse acto foi entendido como uma atemorizante manifestação de poderio militar por parte da potencia mundial então emergente - os Estados Unidos da América.
Como referem as conclusões da Assembleia Mundial da Paz realizada, recentemente no Nepal, a Humanidade está confrontada com uma escalada bélica sem precedentes desde a II Guerra Mundial.
Nos últimos anos assistimos à intervenção militar directa dos Estados Unidos e dos seus aliados na NATO em diversos países: Somália; Jugoslávia; Iraque; Afeganistão; Líbia e a uma intervenção, indirecta mas, não menos violenta, contra a Síria.
O Conselho Português para a Paz e Cooperação, ao recordar os 67 anos passados sobre os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki, presta homenagem às vítimas inocentes desses ataques iníquos, saúda o movimento da Paz Japonês, e apela aos defensores da PAZ em Portugal para, inspirados no exemplo dos subscritores do Apelo de Estocolmo há 50 anos atrás, reforçarmos os nossos esforços pela construção de um Mundo Livre de Armas Nucleares e liberto das recorrentes agressões do imperialismo.

Viva a PAZ!

7 comentários:

Afonso Jorge disse...

Dois dos muitos actos terroristas e criminosos do imperialismo americano.
Perguntei-me muitas vezes como é que pessoas que efectuam estes e outros actos semelhantes conseguem dormir.
Obrigado por ter recordado esta data. É sempre bom não esquecer.
Um abraço
Afonso Jorge

Antuã disse...

Convém lembrar sempre quem são os criminosos.

Graciete Rietsch disse...

2 Bombas diferentes, duas experiências, dois crimes sem perdão.

Afinal quem, até hoje, usou uma bompa nuclear para fins militares?

Um beijo triste.

Graciete Rietsch disse...

2 Bombas diferentes, duas experiências, dois crimes sem perdão.

Afinal quem, até hoje, usou uma bompa nuclear para fins militares?

Um beijo triste.

José Rodrigues disse...

A comunicação social cá do burgo nem "pia"...o imperialismo/terrorismo mediático
não deixa e paga bem os silencios criminosos!

Abraço

Pata Negra disse...

Todas as guerras são estúpidas mas este acto é o acto mais estúpido da história de todas as guerras. O acto de contrição que se exigiria, seria que a nação que o cometeu renunciasse de vez à posse dessas armas - tal ainda não aconteceu. Muito pelo contrário, exigem que outros não as desenvolvam como se só eles tivessem legitimidade para as ter e desenvolver. Essas armas são estúpidas!
Um abraço em paz

samuel disse...

"Pela paz que nos recusam muito temos que lutar"...

Abraço.