sábado, agosto 18, 2012

Isto seria ridículo...

 ... se não tivesse consequências sociais muito sérias!

Exame-Expresso:

«Zona Euro reduz presença
no "clube" da bancarrota

Irlanda e Itália conseguem permanecer fora do "clube" dos países com mais alto risco de incumprimento. Para compensar, dois estados norte-americanos - Illinois e Califórnia - marcam presença.
Jorge Nascimento Rodrigues (www.expresso.pt)
21:55 Sexta feira, 17 de agosto de 2012

Conclui-se uma semana em que a Irlanda se manteve fora do "clube" dos candidatos a uma bancarrota, depois de ter voltado a sair, a 14 de agosto, desse grupo de dez países de maior risco de incumprimento da dívida (default) num horizonte de cinco anos, uma classificação elaborada pela CMA DataVision. A Irlanda entrou para este "clube" no segundo trimestre de 2010 (na mesma altura que Portugal) e saiu, pela primeira vez em dois anos, a 24 de julho passado. Também a Itália conseguiu manter-se mais uma semana fora desta classificação.
O "clube" mantém, agora, quatro membros da zona euro: Grécia, que lidera, cuja probabilidade de incumprimento (default) é superior a 99% (indicando iminência de um novo evento de crédito), Chipre em segundo lugar com um risco elevado de 69,19% (o governo em Nicósia negoceia paralelamente um resgate com Bruxelas e um empréstimo com a Rússia e a China para evitar um evento de crédito), Portugal na quinta posição com 46,38% (à beira de uma nova avaliação da troika do Memorando de Entendimento) e Espanha em nono lugar com 33,88% (com um plano de resgate sectorial para o sector financeiro já aprovado pelo Eurogrupo). Em relação ao pico mais recente da crise da dívida no início de junho, a zona euro reduziu a sua presença neste "clube" de seis membros (na altura, incluindo, também, Irlanda e Itália) para quatro.
A probabilidade de incumprimento da dívida portuguesa desceu de 47,93% no dia 10 de agosto para 46,38% a 17 de agosto. O pico do risco de default para Portugal foi atingido a 30 de janeiro de 2012 com um nível de 73,32%, quando o nosso país estava em segundo lugar no referido "clube". Portugal entrou para esta classificação no segundo trimestre de 2010.
Em compensação, os Estados Unidos consolidaram a sua presença com a classificação de dois estados, o Illinois que está, agora, no oitavo lugar e a Califórnia que entrou hoje para a décima posição.
O "clube" de dez membros é formado por Grécia, Chipre, Argentina, Paquistão, Portugal, Venezuela, Ucrânia, Illinois, Espanha e Califórnia.»

--------------------------
Ah!, grande CMA DataVision!,
tu é que sabes...
Nesta classificação "à maneira dos JO",
nem uma medalhita nos cabe...
mas se estamos a  47,38% (que precisão!)
está tudo no "bom caminho".
Dá-me vontade de dizer obscenidades!

Sem comentários: