sexta-feira, agosto 27, 2010

"Aquela decência fundamental"!

Normalmente (o que é a norma?) aproveito, do que estou a ler, pedaços que me "marcam" (ou que eu marco com marcador que sublinha...) para "postar" mensagens no blog som-da-tinta. Muitas por lá tenho deixado. Menos que as leituras, e o que, de elas, me "marcaram". Mas esta é para aqui:
« - Oh, não inteiramente. Ele não desistiu da Europa - discordou Joanna. - a Europa que há nele é a sua sobrevivência. Essas pessoas não desistirão. Mas também são melhores que a Europa. Havia nelas gratidão e idealismo. Aquela decência fundamental
(Património, Philip Roth, pg. 114)
Atenção! esta Europa não é a chamada União Europeia. É a propriamente dita. E a "decência fundamental" é o respeito por... decência. Fundamental!

1 comentário:

samuel disse...

... e a partir, e sobre esse fundamento, construir.

Abraço.