quinta-feira, agosto 26, 2010

Os incêndios e as ZIF

A reunião de terça-feira do Comité Central tomou a importante decisão de, por proposta dos organismos executivos, escolher o camarada que vai personalizar a candidatura do PCP às eleições presidenciais. É o camarada Francisco Lopes, e a sua declaração política é esclarecedora. Que, quem quiser, pode ler aqui.
Mas a reunião do CC não se limitou a essa importante - e não só para o PCP! - decisão. E se decisões (nem sempre fáceis) de âmbito interno foram tomadas, o comunicado tornado público ilustra as posições do PCP sobre a situação que vive o País. A título de exemplo, e pela sua oportunidade neste final de Agosto, reproduz-se o ponto I.5, sublinhando-se o que, por critério pessoal, pareceu merecer destaque:

«I.5. O Comité Central do PCP manifesta a sua profunda preocupação com a evolução dos fogos florestais e as suas consequências na vida, bens e economia de milhares de famílias e manifesta a sua solidariedade para com os produtores florestais e agricultores atingidos pelos incêndios. Uma situação que demonstra que apesar das melhorias verificadas nos meios de combate a incêndios a questão crucial e mais decisiva – a do estado da floresta enquanto elemento estruturante de uma política de prevenção – continua à margem das preocupações e da acção do Governo, que opta por culpar outros factores, designadamente as condições climatéricas, quando, antes, em anos de baixos riscos, chamou para si o êxito da redução da área ardida.

O Comité Central reclama medidas de apoio imediato para repor os bens e produções perdidas e reafirma a inadiável necessidade de uma nova política agro-florestal que invista na prevenção estrutural, no ordenamento e gestão activa da floresta que defenda e apoie os baldios que reforce os meios e serviços do Estado e o apoio às Zonas de Intervenção Florestal, garantindo os fundos do PRODER perdidos pelo corte das contrapartidas nacionais e intervindo na política de preços em defesa dos pequenos produtores. Uma política que defenda e apoie a produção nacional e combata o abandono da agricultura familiar e a desertificação humana e económica em vastas regiões do país.»

4 comentários:

samuel disse...

Pode ser pessimismo... mas o Comité Central pode guardar o comunicado para re-divulgar, sem alterações, daqui a um ano.
Se a protecção da floresta e daquela (pouca) gente desse muitos votos...

Abraço.

Pata Negra disse...

Os países com deserto têm petróleo, há que tornar o país num deserto.
Quanto a candidatos, são benvindos todos os adversários.
Um abraço a caminho de Belém

Maria disse...

Todos os anos é a mesma coisa, um pouco mais aqui menos acolá. Com os fogos, o desemprego, as injustiças sociais, etc. O Partido faz os comunicados, e depois os media dizem que temos 'cassette'... Mas o que é que mudou realmente nos últimos 34 anos?

Um beijo e vamos ao trabalho!

Fernando Samuel disse...

Não é possível!: os jornais dizem todos os dias que o pCP não tem propostas!...

Um abraço.