sábado, novembro 26, 2011

O cambalacho em marcha

Sob a batuta experiente (para mal dos nossos pecados...) de Mestre Cavaco, o cambalacho está mesmo a confirmar-se. Em 7 de Novembro, por aqui, com o título Cambalacho, intrujões e intrusões, escrevia-se, retirado de uma espécie de diário:

"(...)
Parece-me estar a preparar-se um enorme cambalacho relativamente à discussão do OE12.

&-----&-----&

Cambalacho? Segundo o dicionário on-line cambalacho é s.m. Troca. Permutação feita ardilosamente ou para lograr alguém.

&-----&-----&

O “valor de troca” (só nominalmente) será um dos dois subsídios, o 13º ou o 14º dos salários da função pública, incluindo pensionistas.

&-----&-----&

Sob pressão (ou a batuta/batota) de Cavaco Silva, com um discurso repetitivo baseado num “consenso” que apenas quer dizer acordo entre a actual maioria (PSD e CDS) e a “oposição"… mas esta reduzida ao PS, que “ganharia” o conseguir que, em vez de dois “subsídios”, os funcionários públicos só perderiam um.

&-----&-----&

O PSD, em contrapartida, “ganharia” a imagem de estar a fazer um esforço... para consensualizar e, talvez, por uma questão de “justiça” (!), agora aceitaria tirar só um “subsídio” para, mais tarde, o estender a todos os trabalhadores e não só aos ligados à função pública.

&-----&-----&

Os trabalhadores que faziam contas (de cabeça) com o corte de dois “subsídios” ficarão muito aliviados se for só um!

&-----&-----&

Este é o logro, e os enganados serão os do costume… se se deixarem enganar.
(...)"

Neste jogo de "rapa, tira, põe e ... rapa mais" devem estar afanosamente a negociar onde é que vão rapar mais, em substituição do que, a partir do cambalacho, irão rapar menos que o anunciado. Em nome da "equi na idade".

Nós, no dia 30, estaremos lá à porta da AR para ver! E denunciar!

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Gostaria de estar, mas não me é possível.

Um beijo.

trepadeira disse...

O chefe da trupe está sempre a provar que para ser aldrabão,burlão e sacripanta,não é preciso ser esperto,basta ser manhoso.
A enchurrada da tal europa vem aí,pode ser que também vá.

Um abraço,
mário