domingo, dezembro 06, 2009

Excertos de cartas de um certo Carlos, alemão, que viveu entre 1818 e 1883, a um tal Frederico, inglês, e a outros amigos (alguns nem por isso) - 1

O senhor Carlos, de apelido Marques (aqui traduz-se quase tudo...), além de obras capitais, também escreveu muitas cartas. Sobretudo ao seu amigo Frederico. Vamos editar alguns excertos, para descontrair…, e para dar a conhecer melhor o homem e a obra.

15 de Agosto de 1857
Meu Caro Frederico,
Estou muito contente por o mar te estar a fazer bem à saúde. Assim se esperava. Quando o teu estado de saúde te permitir tomar banhos, o efeito será ainda mais rápido. Precisas, por outro lado, de alguns medicamentos internos. Apoiando-me em toda a literatura moderna, francesa, inglesa e alemã, que estou a estudar a propósito da tua doença, conclui… as afirmações seguintes que tu deves submeter a qualquer médico ou químico:
1º - Onde o óleo de fígado de bacalhau actua em três meses, o ferro actua em três semanas; 2º - O óleo de fígado de bacalhau e o ferro não se excluem mas completam-se na cura; 3º - o teu sangue está momentaneamente carente de ferro, esta é a característica fundamental da tua doença. Terás de continuar a tomar ferro… assim como banhos de mar; 4º - para ti, o elemento curativo no óleo de fígado de bacalhau é o iodo, enquanto a propriedade adiposa, o óleo, não tem qualquer importância para ti. O iodo no ferro combina, assim, dois elementos de que tu precisas; ora, o óleo de fígado de bacalhau só te fornece um desses elementos… Eis as minhas teses. Espero que as examines seriamente.
O que eu vejo no assunto de Deli é que os ingleses vão ser obrigados a bater em retirada logo que a estação das chuvas começar a sério… Posso estar a meter o pé na poça, mas com um pouco de dialéctica, safamo-nos sempre. Naturalmente, dei às minhas considerações uma forma que, estando erradas, terei razão apesar disso…
Com todos os meus votos de melhor saúde,
Um abraço,
K.M.

6 comentários:

Justine disse...

Olha se tu tivesses lido esta carta há uns anitos...teríamos feito uma boa temporada de praia...:))

Anónimo disse...

Dois grandes amigos, para além de serem dois enormes cientistas sociais.
Obrigada por partilhares conosco essa carta.

Campaniça

samuel disse...

Belo documento! Também me podia ter poupado umas largas dezenas de colheradas desse produto horrendo... mas agora?! Convencer o meu pai pastor evangélico a ler Marx... e ainda por cima nos anos cinquenta?!!!

Abraço.

José Carlos Mendes disse...

Leio-te muito, meu amigo e camarada de sempre. Leio e calo, por pudor...
Mas desta vez não resisto: ganda pedrada no charco!!!!

Obrigado.

Bruno disse...

Esse Frederico não era Alemão também? Estou a pensar no Frederico Angélico (será assim que se traduz?).

belo post, obrigado.
:)

Sérgio Ribeiro disse...

Justine - então porque é que não fazemos?
Campaniça - a série será longa. Saudades
Samuel - há vários "óleos de fígado de bacalhau"...
Jos´Carlos Mendes - Grande e velho abraço. Pudor? Qu'é isso, pá? Este espaço gostaria muito de ter comentários teus.
Bruno - o tal Frederico, a quem o Carlos escrevia, nasceu na Alemanha mas viveu uns anos em Inglaterra e, depois, passou a viver lá em definitivo, a partir de 1848; de qq modo, tens razão... só que as cartas foram para o "inglês" (salvo seja). Um abraço