sábado, dezembro 19, 2009

Notas cariocas - 9

A Cimeira de Copenhague vista no/do Rio
Três brevíssimas notas sobre duas questões - os objectivos/metas e o financiamento aos "menos desenvolvidos" (Fundo Verde), a partir de O Globo


  1. Fracasso porque os objectivos, mesmo os menos ambiciosos, não foram alcançados, porque não foi criado o "Fundo Verde", que deveria financiar os "países menos desenvolvidos" que veriam o seu ritmo de recuperação do atraso prejudicado pelas condições ambientais que os "desenvolvidos" não cumpriram.
  2. Alguns bem quererão "dourar a pilula" chamando adiamento ao que não pode ser adiado, não houve qualquer acordo (mesmo imperfeito), nem"fotografia de família" se fez... com todos os lideres sorrindo e contentes (consigo!).
  3. os que sim, os que não, e a "arrumação" . Os que sim foram, sobretudo, o Brasil , o País que mais fez para "salvar" a cimeira, sobretudo Lula da Silva, que até surpreendeu, e foi aplaudido, ao fazer um discurso fnal e inesperado em que até se propôs o Brasil como contribuinte para o "Fundo Verde", a China que aceitou o que antes rejeitara, a fiscalização das reduções em certas condições; os que não foram os E.U.A., somando Obama mais uma desilusão ao seu currículo, os "europeus" da U.E., que pareceram esconder-se atrás dos E.U.A., a India que se mostrou intransigente; a "arrumação" nova, em que a juntar-se, a um G-77 activo, sob a presidência do sudanês Lumumba, apareceu um novo com força chamado BASIC, ou seja, os emergentes do BRIC em que a Rússia é substituída pela África do Sul., a juntar-se ao Brasil, India e China.

4 comentários:

Maria disse...

Vista de cá foi igualmente um fracasso... Nova reunião em 2010, para quê?

samuel disse...

Fiasco! E Lula brilhou sim senhor...

Abraço.

mario santos disse...

eu ate costumo dar lhe razao,mas axo ke nao e justo opinar sob seja o ke for,com 35 graus,fica uma opiniao aburguesada,desculpe a franqueza....

duarte disse...

a palhaçada do costume...
já nem sei se diga ou se faça!
abraço do vale