quinta-feira, setembro 01, 2011

para Portugal a Produzir - Respigos 1

Em anterior “post”, no âmbito da preparação do à conversa com… a propósito da campanha Portugal a Produzir, foram referiradas anteriores iniciativas do Partido.
Delas (e muitas, e tão importantes, houve no intervalo) respigamos, quase ao acaso, alguns pequenos trechos:



De A saída da crise – conferência nacional para a recuperação económica (1977), do começo da Proclamação:
«A chamada política de recuperação económica prosseguida pelo Governo com apoio do PPD e do CDS, é de facto uma política de recuperação capitalista, latifundista e imperialista, que contraria e impede a recuperação económica.
A recuperação capitalista provoca o agravamento da situação, o aumento dos défices das balanças comercial e de pagamentos e um crescente endividamento externo que pode conduzir Portugal a um colapso económico e financeiro.
A recuperação capitalista faz aumentar as ameaças à nossa independência nacional. É acompanhada de cedências ao imperialismo, de concessões às multinacionas, de um endividamento crescente, que agrava a dependência do nosso País em relação ao estrangeiro. A integração no Mercado Comum significaria novas e graves ameaças à indústria e agriculturas nacionais(…)».

De As nacionalizações – defesa e dinamização (1978), um trecho da Declaração:
«(...) O sector nacionalizado é o sector determinante da economia e o motor da recuperação económica depois de um quase completo domínio sobre as fontes de financiamento e de um conjunto de empresas e sectores estratégicos que constituem um meio poderoso para reorganizar e dinamizar a economia. A defesa e a dinamização das empresas nacionalizadas é condição indispensável para a resolução dos mais graves problemas que inquietam o Povo português. A dinamização do sector nacionalizado aumentará a produção nacional e alargará o mercado interno, condições necessárias para a recuperação económica e a saída da crise(...).»

continua

Sem comentários: