quinta-feira, maio 31, 2012

«amor ao próximo como critério de gestão»!!!!

•  Vasco Cardoso
(no avante!)

Amor ao próximo

Está anunciada a presença do primeiro-ministro a 1 e 2 de Julho no 5.º Congresso da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE). A seu lado participarão, para além do mais alto responsável pela hierarquia da Igreja Católica em Portugal, representantes de alguns dos principais grupos económicos «portugueses»: Grupo José de Mello; Espírito Santo Saúde; Brisa; Millenium BCP; MLGTS (sociedade de advogados); entre outros. Se julgam que é por uma promiscua e ilustrativa comunhão de interesses que, grande capital, hierarquia da Igreja e Governo, se reúnem, desenganem-se. É por amor! Isso mesmo, «amor ao próximo como critério de gestão» é o lema do congresso.
António Pinto Leite – presidente da ACEGE – explica: «Pode parecer místico ou ingénuo, mas é um critério de grande solidez operacional e pragmático porque significa tratar os outros como gostaríamos de ser tratados se estivéssemos no lugar deles». E quem está no lugar deles?
Pois no «lugar deles» estão os que perderam o emprego, os que foram assaltados no salário ou nos subsídios de férias e de Natal. Estão os que não têm dinheiro para pagar as taxas moderadoras, os medicamentos, a electricidade, ou mesmo a própria comida. Estão os que podem vir a ser despedidos, aqueles a quem querem pôr a trabalhar mais dias sem receber. Estão os trabalhadores e o povo português, muitos deles católicos, a quem o Governo de serviço está a empobrecer vertiginosamente e a quem o grande capital está a sugar o sangue por via do agravamento da exploração.
O verdadeiro «amor ao próximo» que está implícito neste conclave, é o amor à próxima privatização, à próxima machadada no Serviço Nacional de Saúde, aos próximos milhares de milhões de euros de recursos públicos que querem desviar para saciar os lucros dos seus impérios. A «ética» que alguns invocam não resolve, nem resolverá, aquilo que está na natureza do sistema capitalista e da classe que dele se serve. A política de direita não promove o amor, mas sim o ódio aos direitos e à dignidade da pessoa humana. O pacto de agressão que está em curso não conduzirá o País para o Céu, aproxima-o isso sim, cada vez mais do Inferno.
Contra os que gostariam de ver o povo ajoelhado, lutemos para que este se levante!


  • Não será "amor ao$ próximo$"
(pais, filhos, netos, "amigos", animais domésticos...)?

  • E aquela estória dum tipo bardino
que dizia não conhecer ninguém chamado Próximo

quando lhe lembravam um dos 7 pecados mortais...

2 comentários:

Antuã disse...

A coisa católica já é assim há mais de 1500 anos. Sejai pobres que alcançareis o Céu. Nós tratamos do dinheiro. Nós somos cristãos e não temos nada a ver com o facto de Jesus ter afirmado "que é mais fácil passar um camelo pelo buraco duma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus". A hierarquia católica e toda a que se diz cristã não tem nada próximo de Jesus, antes pelo contrário, são diametralmente opostos.

Graciete Rietsch disse...

Igreja e capital sempre unidos por amor a si próprios.

Um beijo.