terça-feira, maio 29, 2012

Enfrentar a senhora Merkel?...

Eis uma falácia!
Que, à dita esquerda, ninguém a defenda, entende-se... agora que ela seja a ré, a "bête noire", o "bode expiatório" é coisa que se vem preparando há algum tempo e que, agora, começa a ganhar visível dimensão por alguns lados e intérpretes. Com desfaçatez, porque com faces e argumentos de coloração de esquerda que só serve para iludir.
Assim como não há um(a) "salvador(a)", não há um(a) único(a) culpado(a) das políticas desgraçadas que o funcionamento do capitalismo impõe, com as condicionantes que só a relação de forças pode criar com a luta social.
Arranjar um alvo, alguém que receba as pedradas, dá muito jeito para que algo mude sem que haja verdadeiras mudanças. De políticas anti-sociais. De esbulho dos trabalhadores. 

5 comentários:

Graciete Rietsch disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Graciete Rietsch disse...

A Sª Merkel não será só bode expiatório, mas também mandatária.

Um beijo.

Sérgio Ribeiro disse...

Graciete - Claro que não é só "bode expiatório", que é executora e mandatária das políticas que o capitalismmo impõe como pode, mas a minha observação tem a ver com o começar a ser apresentada como a "passa-culpas". Talvez, agora, tenha conseguido exprimir a minha ideia que vem de longe. E, já agora... longe de mim sempre esteve a ideia de a defender mas sim a de prever - como está a começar a acontecer -, que ela viesse a polarizar as culpas todas, desulpabilizando o sistema que serve e abrindo caminho para que ele continue com outra face, mais cor de rosa,na alternância social-democrata.
Talvez vá postar - com mais molho - esta melhor exposição de uma ideia.

Beijos

trepadeira disse...

E arranja-se um bode espiatório,quase sempre já eliminado,ou a caminho de o ser,para lavar os comparsas,cientes da aldrabice,e cientes de que conseguirão enganar muitos incautos.

Um abraço,
mário

Graciete Rietsch disse...

Longe de mim pensar que tu estavas a defender a Sª Merkel. Apenas estava a carregar nas culpas dela. Mas tu explicaste tudo muito bem no post seguinte.

Um beijo.