Tanto quanto me seja possível, vou entrar em Congresso. No Congresso Marx em Maio.
Sublinhe-se que não vou fechar para congresso!
Vou entrar em congresso. Preparando-me para intervir, para ouvir, para aprender. Sempre.
Transcrevo o resumo da que será a minha intervenção... para que disponho de 20 minutos. O que quero cumprir e para que falta tempo para tanto do que quero dizer em tão pouco tempo. Como às vezes gosto de dizer: não tive tempo para escrever menos!
«Só com Marx há marxismo, mas há marxismo para além de Marx. Não está publicado tudo o que Marx escreveu, e o marxismo não se esgota no escrito por Marx.
Marx afirmou só considerar, “na fase histórica do capitalismo”, o dinheiro com base metálica, apesar de ter estudado o ainda não relevante “dinheiro simbólico e creditício”. Na actual fase do capitalismo, a especulação “desmaterializada” procura superar as insuperáveis dificuldades materiais da exploração da força de trabalho.
No imens(o)urável contributo de Marx, que ajuda para a compreensão de uma fase que Marx não estudou?
Não para apenas compreender, para transformar.»
4 comentários:
Gostava de ouvir a tua intervenção. Tenho aprendido muito com os teus "post".
Um beijo.
Ouvir, não te ouvirei. Sei que iremos ter oportunidade de te ler, aprender e tu Sérgio, com a tua imensa paciência irás ensinar-nos e muito.
(No dia 5 também vais ao Congresso ou ao Cravo de Abril?)
Gd Bj
GR
E certamente,a comunicação social,vai passar por cima,de uma iniciativa como esta,tão pertinente nesta agressão desmedida pelo capitalismo.Espero ler algumas intervenções no Avante.
Abraço.
Estarei por lá...
Não me chega teu (curto) resumo!
Enviar um comentário