terça-feira, maio 08, 2012

Marx em Maio . intervenção - 3

3.

Se não haveria marxismo sem Marx,
há marxismo para além de Marx.


O contributo de Marx para o marxismo vai muito para além do tempo em que viveu. Porque Marx procurou, sobretudo, encontrar as dinâmicas da História da Humanidade, as raízes fundas dos comportamentos individuais e colectivos, através de um estudo do vivido até ao seu tempo, com uma base teórica em opções e conceitos histórico-filosóficos, construindo uma interpretação do passado capaz de ajudar a extrapolar para o tempo a ser vivido. Como guia para a acção. 



Marx e duas leis
Fixemo-nos em duas leis - se assim se pode chamar às dinâmicas sociais detectadas pela leitura marxista da História, a partir da análise do funcionamento do capitalismo, e do mecanismo da exploração da classe proprietária dos meios de produção apropriando a mais-valia criada pela classe proprietária da força de trabalho.


1º - A composição orgânica do capital
A composição orgânica do capital tornou-se num dos pilares do pensamento marxista, e é-o porque, a partir da leitura marxista da História (materialismo histórico), reflecte a evolução do processo histórico, e porque, tratada como “lei”, contribui decisivamente para a compreensão do(s) momento(s) histórico(s) e da sua dinâmica. A crescente parcela do capital constante (K) – trabalho cristalizado em meios de produçãorelativamente ao capital variável (V) – trabalho vivono capital na sua forma-expressão de capital produtivo, não é, no entanto, uniforme e/ou fácil de detectar e compartimentar.
O que se verifica, nomeadamente, no que respeita à localização no espaço, e na divisão das fases de metamorfose do capital, do trabalho produtivo e do trabalho não-produtivo, divisão que tem a maior relevância por ser do (e no) trabalho produtivo que nasce a mais-valia, logo a exploração, e, assim, o cerne do funcionamento da economia política do capitalismo.

2º - A lei da baixa tendencial da taxa de lucro
(E logo uma hesitação, uma dúvida: como dizer, lei tendencial ou lei da baixa tendencial?!)
Ora, é a partir do trabalho, e do tratamento da mais-valia não confundida nas suas formas particulares, que, nos seus caboucos, o marxismo se constrói e se vai permanentemente construindo. A lei da baixa tendencial da taxa de lucro tem de ser vista como resultante (e peça) dessa construção, enquanto regularidade no funcionamento do capitalismo.
O disparado crescimento de K relativamente a V, na composição orgânica do capital, obriga a alterações no funcionamento do sistema para manter D’ maior (sempre e mais) que D, e procura contrariar a tendência de menos MV dada a evolução da composição orgânica do capital, ainda que se procure aumentar a taxa de mais-valia, isto é a proporção do tempo de trabalho não pago pelo uso da mercadoria força de trabalho (como feriados e essas coisas…)
 
As formas (factores, dinâmicas ou contra-dinâmicas) de contrariar a tendência
Só no Livro Terceiro, cap. XV de O Capital (ainda não traduzido em português avante!) aparecem arrolados os 5 “factores” (ou dinâmicas) que podem contrariar a baixa tendencial da taxa de lucro –
i)                 acréscimo da exploração do trabalho;
ii)             descida do salário abaixo do seu valor;
iii)          depreciação de elementos de K;
iv)            sobrepopulação relativa;
v)               comércio externo
– e só forçada e indirectamente se poderia encontrar a influência de formas que possa tomar o dinheiro, tendo em conta que o lucro (sendo diferente da mais-valia) deriva da mais-valia enquanto resultante do tempo de trabalho necessário para a criação de valor.

3 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Obrigada pelas lições. são bem claras. Mas ainda tenho que estudar muito.

Um beijo.

Sérgio Ribeiro disse...

Temos sempre, temos sempre.
O Marx começou a estudar a área do conhecimento em 1881...

Um grande beijo e obrigado pelo estímulo

Sérgio Ribeiro disse...

O anterior comentário saiu truncado. Queria dizer que Marx começou a estudar, sistematicamente, a área do conhecimento da física e da química em 1991, com 63 anos, dois anos antes de morrer.