quarta-feira, maio 09, 2012

9 de Maio, Dia da Europa?-Tão teimoso como "eles"!

Estes foram os "post" de 2007:

Quarta-feira, Maio 09, 2007
Qual o Dia da Europa?
8 ou 9 de Maio? - 1

“Eles” dizem que hoje, 9 de Maio, é que é o dia da Europa.
E porquê?
Porque, como nos diz a Wikipédia:

“Em 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas.
Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.
Actualmente o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia. O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.”
_____________________

Eu protesto!
Sobretudo porque não aceito que se confunda a Europa com a União Europeia, adoptando-se para Dia da Europa uma data que começou por ter a ver exclusivamente com 6-países-6 da Europa e com um arranjo sectorial sobre o carvão e o aço.
Nessa mesma (i)lógica porque não a data da criação do BENELUX, que juntou a Bélgica, a Holanda e o Luxemburgo?

Qual o Dia da Europa?
8 ou 9 de Maio? - 2


Estas buscas que andei fazendo, e os calorosos parabéns que hoje recebi da Lécia, a “nossa” ucraniana – não pela CECA mas pela PAZ, de que ela sabe que sou defensor estrénuo – vieram lembrar-me outra circunstância significativa relativa ao 9 de Maio.
Ainda da Wikipédia:

“O Dia da Vitória na Europa (V-E Day) foi o dia 8 de Maio de 1945, data formal da derrota da Alemanha Nazi em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.
A data foi motivo de grandes celebrações, especialmente em Londres, onde mais de um milhão de pessoas festejaram o fim da guerra na Europa, embora os racionamentos de comida e vestuário continuassem por mais uma série de anos. (…)
Nos Estados Unidos, o Presidente Harry Truman, que celebrava 61 anos nesse mesmo dia, dedicou a vitória ao seu antecessor, Franklin D. Roosevelt, que morrera há cerca de um mês antes, no dia 12 de Abril.
Os Aliados haviam acordado que o dia 9 de Maio de 1945 seria o da celebração, todavia os jornalistas ocidentais lançaram a notícia da rendição alemã mais cedo do que era previsto, precipitando as celebrações. A União Soviética manteve as celebrações para a data combinada, sendo por isso que o fim da Segunda Guerra Mundial, conhecida como a Grande Guerra Patriótica na Rússia e outras zonas da antiga URSS, é celebrado no dia 9 de Maio.”
_________________________

Talvez se possa concluir, sem se ser demasiado abusivo, que o dia 8 de Maio é o dia da Vitória, da Paz, da Europa, porque era o dia de aniversário de Truman…
De qualquer modo, se razão há para se considerar este dia 9 como o Dia da Europa não o deveria ser por o sr. Schuman ter feito, nesta data, aquele discurso na sala dos relógios (ou lá onde foi) mas porque os “Aliados” tinham decidido que seria o dia da proclamação da Paz na Europa, o fim da 2ª Guerra Mundial, o que não foi respeitado pelo “Ocidente” e, pior ainda, a guerra foi continuada pelos Estados Unidos fora da Europa porque ainda tinham umas bombitas atómicas para lançar no Japão, sobre Hiroshima e Nagasaki.

Tenho dito.
Por agora!

7 comentários:

cid simoes disse...

No dia 1 de Dezembro libertámos-nos de Espanha (o feriado foi à vida)quando nos virmos livres da Europa, vamos para África, prontoS, teremos um feriado por mais cem anos.

GR disse...

“ELES” Mudam datas, anulam feriados, ultrapassam factos históricos.
“ELES” mais tarde ou mais cedo serão (não anulados) mas, aniquilados.

BJS

GR

Pata Negra disse...

Não me importa que seja a 8 ou a 9, acho é que devia de ser feriado para assinalar a vitória sobre a Alemanha nazi. Mas como os feriados também estão congelados, deixo aqui o desejo que venha a ser feriado o dia em que nos libertarmos do poder da Alemanha mer.
Kel um abraço

samuel disse...

Gosto de muitas coisas de Schumann... nenhuma se chama União Europeia.
Ou então... estamos a falar de outro Schuman... ou da enorme falta que pode fazer um simples "n". :-) :-)

Abraço.

Graciete Rietsch disse...

No dia 8 ou 9 de Maio celebra-se a derrota nazi.
O dia exato não interessa porque, segundo consta, o final da guerra foi anunciado precipitadamente
Para quê mais dias e de que Europa? Um beijo.

Carlos Gomes disse...

Europa?! Qual Europa? A Alemanha também é Europa e a Alemanha nazi representava uma certa visão da Europa. Tal como a Europa de Merkel e Sarkozy. Não serão os países do continente americano também uma certa continuidade da Europa? Que têm em comun os europeus dos países mediterrânicos em relação aos europeus nórdicos para além do fato de habitarem o mesmo naco de terra?
Na realidade, não existe Europa mas "Europas" e Portugal representa desde sempre uma certa visão da Europa (agora não representa nada!)... não vejo razões para se celebrar um dia da Europa. De resto, ela foi raptada pelo touro!

Antuã disse...

Para os patrões da união Europeia o dia da europa não tem nada a ver com a derrota sobre o nazismo mas com esta "europa" política e económica do neo-liberalismo.