terça-feira, maio 01, 2012

Indignação e tristeza

Neste dia de festa do trabalho, neste 1º de Maio, o que a televisão nos traz a casa enche-nos de indignação e tristeza. 
A decisão de um grupo empresarial de não só abrir a sua rede de grandes superfícies comerciais neste dia, como de montar uma espectacular "promoção" vendendo tudo a 50%, é uma verdadeira provocação que indigna. E a reacção de tanta e tanta gente, a corrida irracional, destemperada, atrás da cenoura não vendo (ou esquecendo) a chibata e o chicote, causa grande tristeza.
E estimula (ou exige!) mais e melhor luta.
Vender os produtos a metade do preço não é só uma prática comercial que levanta questões éticas iniludíveis, como é uma operação financeira de inaceitáveis contornos especulativos.
E no dia do trabalhador é uma provocação. É o retrato de uma classe e dos seus valores! E de muito mais que pede (e também impede) comentário.

6 comentários:

Maria disse...

E porque impede o comentário que eu gostaria de fazer, digo apenas que estou triste com o povo que correu ao pd. Que miséria (a vários níveis)!

Beijo.

José Rodrigues disse...

Roubado ao Chico Buarque:

(...)Pai afasta de mim esse cálice

Afasta de mim esse cálice

De vinho tinto de sangue(...)

Tanto trabalho pela frente;com raiva e tristeza a luta continua!

jrd disse...

Pouco solidário e muito carente, o cidadão-eleitor tuga é presa fácil para predadores como este grande merceeiro.

Eduardo Baptista disse...

Miserável provocação ao 1º de Maio e aos trabalhadores obrigados a trabalhar pela imposição de uma vergonhosa chantagem - ou vens trabalhar ou perdes o emprego, lembra-te que há muitos desempregados que precisam de trabalhar para viver, lembra-te também que não foi em vão que criámos tanto desemprego, diria o SS a quem ousasse cumprir o feriado.
Humilhação para os milhares de pobres e não pobres que na busca de preços mais baixos tiveram que se atropelar uns aos outros.
Preços mais baixos que são lucro para o Pingo Doce que recebe de imediato o dinheiro que coloca nos offshores dos produtos que vai levar meses a pagar aos fornecedores. Os trabalhadores dessas empresas fornecedoras ficarão também à espera que o Senhor SS lhes faça o favor de pagar.
Vergonha também para um Governo e para Partidos que o apoiam que se mostram capachos destes senhores.

GR disse...

Não posso deixar de comentar as palavras sofridas do Eduardo.
São as minhas, as nossas palavras.

Bjs,

GR

Anónimo disse...

INDIGNAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!
VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!
É o minimo que se pode dizer daqueles que não tem vergonha nenhuma de obrigar os seus trabalhadores atrabalhar num DIA UM DE MAIO
Desrespeito pelos consumidores com publicidade enganosa. Se podem fazer 50% de desconto qual não é a amargem de lucro de todos os dias ao longo do ano???