sexta-feira, março 28, 2014

"Exercícios" numéricos sobre sondagens eleitorais...

de dias de agora:

(...) apliquei o método de Hondt à sondagem publicada no Expresso com duas alternativas sem coligação “à direita” e com ida às urnas em conjunto “à esquerda” (ou somando-se os votos que se "sondaram" em  separado).

&-----&-----&

Puras hipóteses académicas… mas em que “a direita” (o capitalismo e a sua social-democracia) abunda,na análise do mercado dos votos.

&-----&-----&

Com as mesmas percentagens de votos, na primeira alternativa o PS tirava um deputado aos PSD e CDS, na segunda alternativa, o PCP e o BE tiravam um deputado ao PS.

&-----&-----&

1.     9-PS; 8-PSD/CDS;  3-CDU; 1-BE
2.     10-PS; 6-PSD; 3-CDU; 1-BE; 1-CDS
3.     9-PS; 6-PSD; 5-CDU/BE; 1-CDS

&-----&-----&

São interessantes estes jogos… eleitorais!

&-----&-----&

E (talvez...) inconsequentes para quem encara a luta política sem ser em uma exclusiva óptica de mercado, da política como mercado.

&-----&-----&


No entanto, para além de meros efeitos financeiros resultantes da eleição de deputados, há que não menosprezar os efeitos políticos de um reforço de uma frente de luta política.

&-----&-----&

E evidentemente!, aproveitar as eleições e os períodos anteriores e posteriores para melhor conhecimento e esclarecimento do motor da História, das massas.

1 comentário:

Olinda disse...


Concordo sobre a importancia das eleicoes,mas cada vez mais o jogo eleitoral estâ viciado,com todas as consequencias nefastas para uma ampla democracia.

Um beijo