sexta-feira, outubro 21, 2011

A caminho

Lá vou eu. "Expressamente", isto é, no "expresso" da Rodoviária. 
E com a certeza/alegria de ir encontrar Amigos/Camaradas!.

6 comentários:

samuel disse...

Haja energia!!! :-)))

Abraço.

José Rodrigues disse...

Que estejam lá muitos jovens para como diz o Jerónimo,saberem o que é a vida/outra, diferente e com futuro nos antípodas das coelhadas e cavacadas que lhes querem fazer engolir.

Abraço

Graciete Rietsch disse...

E encontaste e encontramo-nos. Havia ainda bastantes jovens e foi muito bom.
Grande lição a tua que me obrigou a vir para a Internet procurar mais coisas.E aos livros também.

Um grande beijo, querido camarada.

Mário Reis disse...

Também lá estive. Vi na sala pelos menos seis pessoas que militam no PS e ligadas à vida local. Acabei de falar com dois deles, que não dando o tempo por perdido "esperavam mais..."
Interessante observação esta!
Também eu queria "a solução." E tantas e tantas soluções no foram apresentadas, ligeiras e irresponsáveis, que aprendi a desconfiar "de soluções"
No actual quadro (no sistema capitalista) não há qualquer solução. Há é a exploração e a miséria, como forma de prolongar a acumulação do capital.
Ficou por explicar uma balela, que anda na boca do PS e do BE: um governo económico europe!
1) Há muito que o dito existe;
2) Querem formalizá-lo;
3) Ele vai ter em conta os nossos problemas? No meio da voracidade, que lhes importará os problemas da nossa economia e dos nossos produtos?

Uma grave situação está colocada aos povos. Tem de haver solução, é verdade, mas não no quadro do sistema iniquo do capitalismo.

GR disse...

Tudo, tudo correu bem, não contava que estivesse tanta gente, quase uma centena de amigos e camaradas sedentos por saberem e entenderem os graves problemas que nos destrói dia a pós dia.

Só há um pequeno senão que não vi e todos nós gostariamos, CRAVOS.

BJS,

GR

José Neves disse...

Uma noite com sala cheia, gente do partido e (um sinal a reter) de outras bandas...
Intervenções e comentários exprimiram o que nos persegue: alternativas! E tal como sugerido pelo Marx e antes referido pelo M. Reis: o(s) povo(s), têm de encontrá-las e vão encontrá-las!
Quanto ao debate, opinaram uns, que se falou (bastante, pedagógica e muito bem!) das causas e pouco das alternativas e retive o "incómodo" de dois dos presentes com a expressão "vanguarda" utilizada pelo Sérgio. Claro que a alguns causa incómodo, mas fico mais ciente das dificuldades ideológicas, quando os nossos a acham desadequada...
Para mim o PCP foi vanguarda, quando alertou em 81, 82 das consequências da adesão CEE, quando acusou o tratado de Maastricht, quando denunciou o euro. A imensa maioria não quis entender ou sequer ouvir! Então, foi vanguarda não só pelo que previu, mas como agiu. Contra tudo e todos, bateu-se na AR, no PE e através do esclarecimento, nas ruas e nas empresas, Ficou a mensagem e o exemplo. Hoje vários reconhecem: se os tivéssemos ouvido…
Agora é vanguarda, porque rejeita - ao contrário do PS e BE - mais integração que alimentará o sistema de exploração; porque defende “pôr Portugal a produzir”, porque antes de todos exigimos, a renegociação da dívida ilegítima, porque desmascaramos os governos do PS, do PSD e do CDS como indivíduos irresponsáveis, enfeudados aos interesses de grupos financeiros, porque não devemos obediência a ninguém e partilhamos dos problemas e aspirações dos trabalhadores.
Alternativas: A luta, claro! A acção e o esclarecimento! A coragem e a consciência da fraude! A identificação e o reconhecimento da falência do sistema.
É cada vez mais evidente, que os direitos, a paz e a dignidade humana, conquistas civilizacionais e da humanidade duramente alcançados por gerações, são inconciliáveis com o sistema capitalista actual.
Então, os povos têm de afirmar através da luta a sociedade verdadeiramente socialista como o objectivo.