domingo, outubro 23, 2011

Ponto da situação... para 4ª feira

Injectar, injectar, injectar ("meter p'rá veia"...)

Ecofin
UE chega a acordo para recapitalizar a banca
Económico
23/10/11 
---------------

Plano de recapitalização
chega a 100 mil milhões de euros.

A União Europeia acordou recapitalizar a banca até 100 mil milhões apesar dos entraves de Portugal, Espanha e Itália.

Depois de uma maratona de quase 10 horas de negociações, os ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) superaram a forte oposição de Espanha, Itália e Portugal e concordaram sobre a necessidade de injectar cerca de 100 mil milhões de euros nos bancos europeus, depois de se elevar colectivamente o rácio de capital para 9%, de modo a protegê-los contra a ameaça de um ‘default' da dívida grega e dos riscos de contágio na zona euro, avança a Reuters.

Segundo várias fontes europeias, à margem da reunião de ministros das finanças dos 27, Lisboa, Madrid e Roma, com apoio do Banco Central Europeu (BCE), opuseram-se durante todo o dia de negociações ao actual plano de recapitalização.

O limiar de 9% parece ser um problema para a Itália mas não para Portugal que já terá este ano esse valor e no próximo ano 10%, nem para a Espanha que pediu à sua banca para elevar o capital para 8 a 10%. O problema é que segundo o plano actual, se a banca não conseguir recapitalizar-se no mercado, são os cofres nacionais a avançar e em ultimo caso o FEEF, onde se imporão novas condições de aperto à banca. Para um país que não tem acesso a mercados e constrangimentos enormes nas contas públicas, como é o caso de Portugal, Espanha e Itália, a margem é muito curta.

Recorde-se que, no âmbito do acordo com a Troika, Portugal conta com um fundo de 12 mil milhões de euros para recapitalizar os seus bancos mas ainda não foi mobilizado porque a banca o tem rejeitado. No futuro se precisar de fundos e não os obtiver no mercado ou junto do governo poderá ir ao Fundo de Resgate mas as condições são mais gravosas.

Solução final para a crise só na quarta-feira

A proposta de recapitalização da banca do Ecofin será hoje apresentada no Conselho Europeu de Bruxelas. No encontro deste domingo estará em cima da mesa uma solução abrangente para a crise da dívida, que inclui o reforço e flexibilização do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), já ratificado por todos os 17 Estados-membros da zona euro, a recapitalização da banca e um segundo resgate à Grécia.

Porém, a chanceler alemã, Angela Merkel, voltou a dizer que o Conselho Europeu de hoje não deverá produzir uma solução final para a crise do euro, sendo de esperar uma resposta definitiva na cimeira da próxima quarta-feira. "Parece-me importante repetir que hoje vamos apenas preparar as decisões de quarta-feira, pois é um processo complicado", disse a líder germânica, à entrada para o Conselho Europeu.

Outras notícias:
Os gurus do subprime andam “às aranhas” com a crise da dívida
Endesa abre espaços nas Lojas do Cidadão
Dívida pública já ultrapassa os 100% do PIB
As acções com melhor ‘rating’ para suster a crise
Militares juntam-se aos protestos contra a austeridade
Preço do gasóleo sobe na próxima semana
Banqueiros portugueses ganham mais que dinamarqueses e noruegueses

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

Para onde levam o nosso escasso dinheiro!!!!!!

Um beijo.