segunda-feira, março 24, 2014

"A crise da Europa" de Abel Salazar, em 1942!

Serão fracos os frutos, mas vêm de dentro, da seiva que vai correndo e se alimenta da experiência (da própria e, sobretudo, da dos/as outros/as pelos séculos dos séculos).
Este é o último, de uma série que, sendo de "produção independente", tem a enorme ambição de ser útil ("comestível"), de desmistificar uma União Europeia em crise, porque o capitalismo o está, que não é a Europa, que já nos anos 30 em crise estava, porque o capitalismo já então o estava.
Divulgar esta reflexão de Abel Salazar tem sido uma tarefa. Porque, como reflexão lúcida e comprometida, se estima que é de grande préstimo para o futuro que se constrói no presente e conhecendo o passado, "lendo" o processo histórico, os caminhos dos seres humanos no meio, e pelo meio, de que são parte. Nas relações sociais que entre si engendram, que na pré-História da Humanidade é de luta de classes.





















Este é o último fruto desta já "velha árvore", 
esperando que não seja o último... 
Alguns o acharão despiciendo, 
quiçá até portador de bicho ou outra peçonha. 
Se tiver um leitor, e ele 
(ou um outro... o que já daria dois leitores!) 
o comentar e criticar 
cumpriu a sua missão.

4 comentários:

Graciete Rietsch disse...

A Europa, que ainda não era União Europeia,já trazia em si a crise do capitalismo e a destruição do Povo. Grande a lucidez de Abel Salazar.

Um beijo.

Graciete Rietsch disse...

Acrescento que vou procurar o livro, lê-lo com a atenção possível, porque ando cansada( a idade pesa), com a certeza de que outros se seguirão.

Um beijo.

Anónimo disse...

Também vou procurar este livro

Campanica

Justine disse...

Muitos leitores terás, e muitas sementes ficarão!
Que venha o próximo "fruto"!