quinta-feira, junho 26, 2008

Isto está mesmo mal parado...

Um recorte é da Rádio Renascença de há perto de um ano, o outro é desta semana e da RTP. Vejam só!
(e esta continua:)
O Banco de Portugal revela (…) que também o montante dos empréstimos concedidos pelas instituições financeiras a particulares voltou a bater o recorde fixando-se nos 130,833 mil milhões de euros. Este valor representa um acréscimo de 10,22% em relação a igual período do ano transacto.
Face ao mês anterior, o crédito malparado aumentou em 41 milhões de euros ou 1,65%. O total do crédito de cobrança duvidosa não chega a atingir os 2 por cento do valor total do crédito concedido, valor que é considerado pelas próprias instituições financeiras como confortável, apesar de constituir um aumento significativo (…). O peso do crédito de cobrança duvidosa no total passou dos 1,12% registados em Março para os 1,92%.
A crise económica e o aumento do preço dos bens essenciais são justificações possíveis para o crescimento do endividamento dos portugueses.
As famílias recorrem cada vez mais ao crédito, sendo que aumenta o número daquelas que não têm rendimentos suficientes para assumirem na íntegra as dívidas.
(Eduardo Caetano, RTP - 2008-06-24 15:40:33)

.

Acrescente-se que o número de pedidos de ajuda de famílias, por esta situação, até Maio de 2008 já ultrapassou o de todo o ano de 2006! É tema a que se terá de voltar muitas vezes...

5 comentários:

Anónimo disse...

Não sei que nome dar à conclusão a que cheguei, mas para o caso (tanto faz)é que grande parte dos portugueses, (não são todos)são muito espertos, e aprenderam depressa a navegar á bolina, e o meu raciocío é o seguinte,:- quem deve ao banco, a casa onde mora, o carro, os electro-domésticos, as férias, só tem para perder a última coisa "a vida" então faz como o brasileiro "relaxa e gosa".
Vejam o exemplo do "Vale de Azevedo" que ontem disse numa entrevista ao R. G. carvalho, na SIC,a mansão de Sintra o iate, o carro, eram tudo propriedade de uma sociadade por quitas que passou a sociadade anónima.
Então, eu não tenho razão em dizer que alguns portugueses são muito espertos...claro tambem à os inteligentes, e os patetinhas alegres; eu? bem, eu sou disciplinado!
Abraço

Anónimo disse...

Desculpem mas a (sociadade por quitas) é sociedade por quotas!

samuel disse...

O Vítor Constâncio e os seus pares são os maiores...
Infelizmente (e para continuarmos nas palavras aparentadas) os seus estipêndios são os nossos vilipêndios!

Abraço

O Puma disse...

Que nunca te doam os dedos

e o saber

Fernando Samuel disse...

Trata-se de uma «contenção» muito, muito... «mal parada»... tal como a inconstância do Constâncio...