quinta-feira, setembro 11, 2008

11 de Setembro de 1973

Há 35 anos!
A agressão brutal a um povo.
A violentação de uma esperança.
O assassinato de tantos companheiros.
O Chile vencerá
A luta continua.

32 comentários:

Fernando Samuel disse...

11 de Setembro de 1973: a democracia, a liberdade e os direitos humanos made in USA...

Abraço grande.

Justine disse...

Sim, é preciso lembrar, sempre. Mais um crime impune

Anónimo disse...

Os anos passam mas a dor e a indignação não abrandam. Nunca esqueceremos.

Campaniça

cristal disse...

É. Que pelo menos que a memória não seja deturpada.

GR disse...

Na RTP disseram: “Hoje é o inesquecível, 11 de Setembro”
Lembrei-me de Allender, Victor Jara, de milhares de jovens e militantes, do horror passado no Chile.
A RTP mostrou uma Torres, do Chile, nada disse.

GR

Anónimo disse...

Pois, é preciso lembrar TODOS os 11 de Setembro, do Chile e de NY.
Se os outros erram de só falarem de NY, talvez por ser a menos tempo, aqui cometem a mesmíssima injustiça de só relembrar a do Chile.
É só uma questão de humanidade, mas quando estamos cegos, falta-nos o bom censo!

Vasco Lima

samuel disse...

Para que não se perca a memória!

Abraço.

Anónimo disse...

A nossa comunicação social, é descaradamente vergonhosa, e ofensiva dos direitos humanos, só nós nos insurgimos contra ela, para os outros qualquer carapúça lhes serve...é uma tristeza.
abraço

Sérgio Ribeiro disse...

Vasco Lima,
afirmo, com toda a convicção, a solidariedade para com as vítimas do terrorismo. Mas separo as águas. Com a mesma clareza e convicção. E, neste blog, não me sinto obrigado a dizer mais do que isto: toda a solidariedade para com as vítimas do terrorismo!
Sobre um 11 de Setembro, de 1973, sei de quem a culpa e, por isso, faço de tal data uma efeméride. Sobre os aviões contra as torres de Nova Iorque, fico-me pela solidariedade quanto à vítimas inocentes. Tudo o resto não faz de tal data uma efeméride que confunda com a outra.
É tudo!

Anónimo disse...

É preciso ter lata. E que tal relembrar então tb as chacinas soviéticas (por certo alguma aconteceu num qq 11-9 do sec XX)? Ou para si n está provado quem as tenha feito e logo n é efeméride?

Sérgio Ribeiro disse...

Aproveito este cu muna para dizer ao Vasco Lima que com senso sei que o que digo não tem consenso, nem isso me preocupa mas já outras alarvidades sim.

Anónimo disse...

Para que esta caixa de comentarios não se encha de concensos;
Para que a memória não morra, tenham sido 4 ou 9 milhões ou mais as vitimas do camarada Stalin (certo que nem todos num dia 11 de setembro), aqui fica um excerto da wikipedia:


Alguns historiadores acreditam que o número de vítimas da repressão estalinista não ultrapasse os quatro milhões; outros, porém, acreditam que esse número seja consideravelmente maior. O escritor russo Vadim Erlikman, por exemplo, fez as seguintes estimativas:

* Número de mortos
o Executados: 1,5 milhão
o Fome e privações (gulags): cinco milhões
o Deportados: 1,7 milhão
o Prisioneiros civis: um milhão
+ Total: aproximadamente nove milhões.

Os estudos continuam e alguns pesquisadores, como Robert Conquest acreditam em cerca de vinte milhões de vítimas.

Anónimo disse...

Ó caro cumuna
E logo fui deixá-lo escapar a si!... Estou inconsolável!!! :)))

Я обнимаю

Sal disse...

Mas que raio existe nas cabeças de alguma gente que se sente tão incomodada com supostas chacinas soviéticas e sobre o 11 de SETEMBRO DE 1973 NO CHILE nada dizem, nada pensam? Ou não é sobre isso este post?
Não entendo. Será falta do que fazer?

beijo, Sérgio.

Anónimo disse...

Isto hoje está animado por estas bandas...

Que não se apague a memória do papel que tiveram quer kissinger quer Nixon nos acontecimentos.

Anónimo disse...

Por muito que custe aos abutres que por aqui aparecem estou convencido que os autores dos dois 11 de Setembro são os mesmos.

Anónimo disse...

isto por aqui até está quente...
mas as pessoas que se preocupam com as barbaridades de stalin, são as mesmas que aplaudem as invasões do Iraque e Afeganistão, a destabilização da Venezuela e Bolivia e nunca condenaram um embargo imbecil (de 50 anos) sobre Cuba...

Anónimo disse...

A conviccao 'e uma questao de fe'

A inclusao da memoria das barbaridades comunistas (n so do stalin, do mao e outros camaradas do amanha que canta) neste espaco e' apenas para reforcar a luta dos camaradas na tentativa de esclarecer a plebe, intelectualmente provinciana, que o maior mal que aconteceu neste planeta veio das maos americana!

Porque ha' o dever de ocultar e fazer esquecer as ENORMES barbaridades feitas em nome do comunismo e fazer sobressair as barbaridades feitas em nome da liberdade.

E pronto, como podem ver, nem num espaco de um blogue o comunismo funciona... aprece sempre alguem com ideias diferentes.
Mas nada que n se resolva com uma purga... digital. rotfl

Sérgio Ribeiro disse...

Não sou nada purista da ortografia, mas há pormenores que mostram bem como há aventesmas que não querem aprender e não querem corrigir os erros que cometem (e, isnisto, errar até é saudável para quem tem a dimensão - humana - de corrigir os erros que cometem).
Ora vamos lá: esse meu visitante inopinado que tem a cultura da wikipédia - e a usa como argumento de autoridade, o que revela a sua menoridade mental - devia escrever 10 vezes (vá lá...) CONSENSO no quadro preto.
É consenso! e é preciso ter senso. O censo (demográfico) é aquela coisa que se faz de 10 em 10 anos para se saber quantos somos!
Como dizia o Lenine: aprender, aprender sempre. Tenho o maior respeito por quem erra por não ter aprendido quando devia, tenho despreza pela ignorância arrogante!
É perigosa...

Sérgio Ribeiro disse...

Purga, s.f. medicamento, substância purgativa.

Sérgio Ribeiro disse...

É curioso.
Ao fundo dos comentários, o "dono do blog" tem um desenho de um caixote do lixo, para onde pode mandar os comentários que entenda merecerem esse destino. Até agora, nunca o utilizei.
Existem várias formas de controlar a entrada de comentários. Nunca me servi de nenhuma.
Este blog, os meus blogs. têm sido espaço aberto. Apenas digo, a quem não se sente bem aqui, que não venha cá. Mas começo a ter de pensar que, se houver amigos e outros que se sintam mal por causa de algumas frequentações - não por terem opiniões diferentes, mas por as expressarem de forma insultuosa - que, sem que o deseje, não hesitarei em usar aquilo que me é facultado como "limpeza".

Anónimo disse...

Curioso:
"Sobre um 11 de Setembro, de 1973, sei de quem a culpa e," - e?
"(e, isnisto, errar até é saudável para quem tem a dimensão - humana) - isnisto?
Quanto a erros estamos esclarecidos. Dá-se mais importância à forma que o conteudo.
É no minimo deploravel a provocação ao querer propositadamente ignorar o atentado das torres. Tivesse vergonha...

Sérgio Ribeiro disse...

Corrijo o erro: queria escrever insisto.
Como escreveu Bento de Jesus Caraça: não temo o erro porque estou sempre pronto a corrigi-lo.

Anónimo disse...

Faça-se então o CENSO de quantos perderam a vida por causa dessa ideologia que sempre se revelou criminosa: o comunismo.

E se a informação wikipediana n~ao lhe serve, deduzo que a considera menor por n~ao ter sido escrita sobre a orientaç~ao do comite'. Mas fique sabendo que pode ir la' e alterar as entradas da wikipedia de acordo com a verdadeira vers~ao das coisas. So' ter'a que se sujeitar ao escrutinio dos outros editores, que sao obviamente intelectualmente inferiores.

Tenho o maior respeito por quem erra por não ter aprendido quando devia, tenho despreza pela SOBERBA arrogante!
É perigosa...

Anónimo disse...

Em Espanha na Televisão houve notícia a recordar a atrocidade cometida pelas forças de direita e a CIA levaram a cabo, o derrube da Democracia no Chile.O tratamento das notícias pela comunicação social(livre),num país governado por socialistas e outro também os socialistas o governam.È esta a diferença,que não se deve desprezar.

Sérgio Ribeiro disse...

Que se tenha o bom senso de fazer os censos na altura própria.
E é agradável ser plagiado (ou quase), mesmo por quem não se enxerga:
Tenho o maior respeito por quem erra por não ter aprendido quando devia, tenho desprezo pela ignorância e pela soberba arrogantes!
São perigosas...

Sérgio Ribeiro disse...

Havendo, ao que parece, quem se sinta com a missão de fazer com que eu ganhe o céu, testando a minha paciência, venho informar que, se não inesgotável, esta é muito grande.
Por isso, venho afirmar, a quem esteja de boa fé, que uso bastante e me tem sido útil a wikipédia, mas que não a uso (como não uso a Biblia ou o Manifesto ou o que quer que seja) como argumentos de autoridade. Há, infelizmente, e em todo o lado, quem não perceba isso (nem muita outra coisa). Paciência...

Anónimo disse...

Insistes em rotular outros como ignorantes. Como queiras camarada!

De resto o link para a wikipedia não é nenhum argumento de autoridade. É um link, para que quem estiver interessao o siga e menos ignorante fique!

Anónimo disse...

-Mas que barulhinho mais giro eu também quero entrar ahahahah ora toma lá CU muna.
-~Este cumuna que em tempos militava na FEC.ml e andava com o Estaline e o camarada Mao ás costas é um carrejão... analfabeto em aritmética....já prá escolinha seu calaceiro ...atão você não sabe contar 2+2 e põem-se a mandar bifes de milhões...como gazeteiro o cu muna esqueceu-se de contabilizar os que morreram durante a Guerra Civil + aqueles que foram vitimas das intervenções estrangeiras é que as tropas GB + EUA + soldados alemães e de outras nacionalidades que tinham sido feitos prisioneiros foram obrigados no fim da I Guerra a lutar contra o exercito Bolchevique e levaram nas trombas.... Rússia + 2º guerra mundial + da peste de Tifo + a tal de repressão Estalinista etc etc..juntando todas as vitimas ficava só o Estaline mas o Gorbachov,...azar do caraças...
Agora vamos ás vitimas do Capitalismo Vitimas da Comuna de Paris...háháhá´´a não sabes...não sssabessssss...vitimas dos regimes fascistas na Europa ,Portugal/Espanha/Grécia, Turquia/Itália/Alemanha nazi e estados satélites podes contar pelos dedos com necessidade de te lembrares que o ZERO pois são mais que as mães. Ásia sim Ásia...-AH faz-te azia...América Latina pois tás com dores de barriga deve ser do balanço da Operação Condor...África, agora tens febre...deve ser da matéria ser extensa mas tens bom remédio pedes ao Sérgio para te dar umas explicações sobre as disciplinas onde tens mais dificuldades e toma umas vitaminas para melhorar o rendimento intelectual das vísceras que tens no lugar do cérebro...e não voltes sem estudar muito bem a tabuada. Se não vais ficar de joelhos virado para a ardósia.
a.ferreira

Miguel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sérgio Ribeiro disse...

Esclareço, cá por coisas..., que o comentário anterior mão foi eliminado por mim.
A paciência vai resistindo.

miguel disse...

gabo-te a paciência, sérgio. esse cumuna anónimo é um dos ignorantes mais corajosos que já conheci. lá no beliche dele toda a gente o deve conhecer.