terça-feira, setembro 30, 2008

Sobre os 700 mil milhões de dólares que viriam em socorro do capitalismo

A propósito desta notícia, e da sucessão de comentários que justifica, duas "lembranças" de outra informação por aqui circulante:

  • No avante! de 5ª, escrevia Henrique Custódio, em a talhe de foice, que «(...)Para se ter a ideia da enormidade desta verba bastará dizer que é o triplo do PIB português (actualmente nos 232 mil milhões de dólares/ano) e supera os orçamentos anuais conjuntos dos ministérios norte-americanos (dos EUA) da Defesa, Educação e Saúde. É tempo de recordar que esta derrocada é da completa responsabilidade do famoso "mercado liberalizado" e o desastre capitalista que por aí progride demonstra, na crueza dos factos, que afinal não se "auto regula", como se tem andado a impingir (...)».
  • Na Assembleia Municipal de Ourém, na 6ª feira, na declaração de política geral, disse «(...) Há grandes bancos estado-unidenses que se nacionalizam (e não por boas razões…), há seguradoras de dimensão transnacional que vão à falência, há injecções de dinheiro dos bancos centrais, como quem mete para a veia de drogados mais droga como se isso pudesse ajudar à recuperação do que está doente, muito doente. O capitalismo está em crise, em grave crise. Não que augure o descalabro, a hecatombe. Não! O sistema tem mais fôlegos que o gato mais resistente e há formas de o fazer sobreviver, e de preservar os interesses cada vez mais polarizados, mais concentrados, formas que, se assustam – e muito – se sabe também que há próceres que não recuarão perante o seu uso, mesmo que isso ponha em risco a Humanidade. (...)»

6 comentários:

Fernando Samuel disse...

Tempos de crise capitalista sã tempos... de guerra(s)...


Um abraço.

Anónimo disse...

Boa, boa, Sérgio.
Que bem faz - pelo menos a este serôdio aprendiz - ver as coisas postas assim de forma clara.
Deus, dizia o velho Montalbám - que também rachou, o pobre, mas ao menos escrivia bem e limpo... - protege sempre os bons marxistas.
Força! Nós precisamos de mais claridade a cada dia que passa.

Um abraço do

Luis Nogueira

Anónimo disse...

Gostei da imagem do drogado e de quem lhe injecta mais droga...

Anónimo disse...

Liberalizar o mercado, foi dar luz verdeao capitalismo, foi (abrir a cerca aos abutres)os Estados confiaram aos abutres as responsabilidades que eram suas, e agora em vez de lhes exigirem, responsabilidades, mas como ninguem exige responsabilidades a esmo, lá vão os trabalhadores e os pensionis terem que pagar a crise. Até quando?
Abraço

Beko the Great disse...

A crise que é crescente é culpa dos senhores do poder que confiaram ao grande polvo capitalista tudo. Estão agora a tentar descobrir a melhor forma para se esconderem...

Passa em Antitudo

Crixus disse...

"O sistema tem mais fôlegos que o gato mais resistente e há formas de o fazer sobreviver, e de preservar os interesses cada vez mais polarizados, mais concentrados, formas que, se assustam – e muito – se sabe também que há próceres que não recuarão perante o seu uso, mesmo que isso ponha em risco a Humanidade." Acho dificil resumir de forma mais perfeita que isto o momento histórico que estamos a viver. Obrigado e um abraço