segunda-feira, maio 25, 2009

Sondagem anónimotest xxi

Nós também as podemos fazermos. E até temos alguma preparação escolar para essa coisa de universos estatísticos e amostras. Por isso, fartos de ouver e ler sobre empates técnicos PS/PSD (é estimulante, sim senhor)) e sobre o BE como 3ª força (são de força!...), a tal nos abalançámos no último sábado. Com o apoio da literatura de cordel e do som da tinta, nossos congéneres.... para a coisa ficar mais credível.
Saímos cedo para o mercado da cidade e, numa amostra de 20 inquiridos, perguntado aos que feiravam em que partido ou coligação votariam, tive:
................................7 votos no PSD (aqui é assim... ou tem sido)
............................... 6 votos no PS
............................... 3 votos no CDS (CDSs da "velha guarda" não faltam no mercado)
............................... 1 voto na CDU (foi por ser eu a perguntar...)
............................... 1 voto no BE (este foi para me chatear... eu topei-o)
............................... 2 não responderam - NR (ou melhor: não digo o que me responderam!)
Depois, pelo meio-dia, meti-me num autocarro da Rodoviária para ir a Lisboa. Não sei porquê foi dar uma volta por Tomar, Paialvo e Entroncamento e só depois é que o motorista encontrou a entrada na A1. Fui perguntando ao universo da camioneta (50 passageiros!) em que partido ou coligação votaria no dia 7 de Junho, e registei:
............................... 44 votos na CDU
............................... 4 não responderam - NR (vinham mal dispostos...)
................................ 1 voto no BE (todo contente... mas julgo que não voltou ao autocarro quando foi pedida paragem para chi-chi)
................................ 1 disse que se iria abster (e piscou-me o olho e riu)
Quando dei por mim, ao fim de 3 horas no trajecto que está contado para hora e meia, estava no meio de um mar de gente, tão mar que até pensei que tinha ir dar ao Cais das Colunas. Olhem, meti-me na onda - e que onda! -, e fui perguntando onde iam (iam ouvir umas senhoras e uns senhores cantar e falar, todos entusiasmados, num palco munta grande lá muntao fundo, antes do Marquês), e em quem iam votar no dia 7 de Junho. Foi difícil ouvir as respostas. Tudo a cantar, e bombos e gaitinhas, e coisas a que chamam palavras de ordem, uma animação e uma barulheira que me prejudicou o trabalho. Mas lá consegui colher 50 respostas (embora pouco satisfatória pois o universo era de mais de 85 mil confirmados... e para esuqecer):
............................... 45 votos na CDU
............................... 4 não responderam- NR (ou não ouvi a resposta, ou mandaram-me andar que estava a prejudicar a marcha... deles)
............................... 1 disse que se iria abster (porque não gostou daquilo do lei de financiamento dos partidos e mais isto e mais aquilo, que tem por nós - tomou-me por marchante, foi isso ... - muito respeito mas que mais isto e mais aquilo.... queria conversa, pronto!)
Resumo:
................................ 90 votos CDU
................................ 7 votos PSD
................................. 6 votos PS
................................. 3 votos CDS
................................. 2 votos BE
................................. 2 abstenções
................................. 10 NR
Usando o método de Hondt, a CDU, segundo esta sondagem, vai ter 83% dos votos e vai ficar com 18 a 20 deputados, o PSD terá 6,5% dos votos e 1 a 2 deputados, o PS com 5,6 dos votos terá 1 deputado (esse... o Vital) a 2, e o CDS, terá 2,8% dos votos e 0 a 1 deputado, tal como o BE. Tudo dependendo dos que não responderam se arrependerem, e da margem de erro. E da margem de confiança (que é enorme... na CDU!)

17 comentários:

GR disse...

Vir até aqui ler esta maravilha, para além das gargalhadas, encorajou-me para continuar a Marcha.
As sondagens valem o que valem, mas acredita, eu até gostei desta!
Acredita que me entusiasmou!
ADOREI este texto.

Bjs,

GR

samuel disse...

Finalmente vejo uma sondagem bem feita!

A propósito... já pensaram em dar apenas água ao motorista das vossas excursões? É que isso de vir daí para Lisboa "passando" por Tomar, Paialvo e Entroncamento, francamente...

Abraço.

Maria disse...

Lindo...
Um enorme sorriso para ti.

E um beijo

Ana Martins disse...

Delicioso!

Bruno disse...

Este post ainda provoca uma fuga de capitais!!!
:-D

cetautomatix disse...

Cruzes canhoto!Se isto se sabe vai acontecer um bloqueio comercial (yes, we can), uma manobra da esquadra da NATO no mar da palha, o Durão Barroso já não vai a presidente outra vez, o Oliveira e Costa é transferido para Alcoentre e a fonte luminosa apaga-se no próximo dia 19 de Julho, para desgosto do Mário Soares.
Abrenúncio!

Donne disse...

Brilhante

Justine disse...

Para me esquecer da neura com que acordei hoje, nada melhor que o resultado da tua sondagem:))
Gandatrabalho!!!! Elejo-te o fazedor oficial de sondagens.

CS disse...

Na próxima sondagem eu também quero ser sondado. Não te esqueças. Tá bem!?

gerente da anónimotest xxi disse...

Qu´é lá isso, sr. CS? As nossas sondsgens são totalmente aleatórias. Sondagens por encomenda, isto é, com inquiridos com telefone fixo e coisas dessas, são viciadas... Nem pagos! Isto aqui é só "gente séria".

zemanel disse...

e o melhor desta sondagem é que nem tem margem de erro.
é mesmo de confiança! Eu que andava aqui hesitante já me decidi: cdu avança!

olga disse...

Conclusão: o resultado das sondagens depende da amostra de individuos que são sondados.
Neste caso a imparcialidade reina, principalmente da amostra do autocarro, hiihi
Mas pelo menos haja alguma sondagem que não me deixe com vontade de partir o ecrã o do PC.
Ah é verdade, finalmente tive tempo de ver o Clube de Jornalistas em que participaste, e olha 5 estrelas, chegaste para eles ;)
Beijos e continua a fazer-nos sorrir.

Anónimo disse...

Sérgio, tendo em conta que recolheste a amostra em diferentes locais, tens uma amostra com mais de 100 elementos, arriscava a dizer que estamos perante uma distribuição normal e que poderemos admitir uma tendência na população portuguesa para votar na CDU!... pelo menos naqueles que contactamos e com quem conversamos.
O trabalho é muito e a alegria da tarefa é maior!

Abraço!
Ricardo

Crixus disse...

E falta o meu! Obrigado por mais um este momento de humor. Um abraço

Anónimo disse...

Finalmente! uma sondagem que não deixa margem para dúvidas, Assim, está bem. E, como já foi escrito na c. social, o que conta não são as manifs, são as sondagens.
Quer dizer... está no papo.

Campaniça

Clyde disse...

A 23 de Maio de 1934, uma patrulha de agentes policiais conseguiu atrair Bonnie & Clyde para uma emboscada numa estrada poeirenta da Louisiana, onde foram assassinados a sangue-frio.

Na América dos anos 30, da Grande Depressão e das Vinhas da Ira, Bonnie & Clyde, através dum conjunto de assaltos audaciosos a bancos, bombas de gasolina e lojas, conseguiram captar a imaginação do povo americano, tornando-se ícones duma contra-cultura de insubmissão e resistência.

75 anos depois, o FBI divulga 1000 páginas sobre o mais famoso casal de gangsters. O mesmo FBI que só foi capaz de emboscar e assassinar Bonnie & Clyde, através da clássica delação de associados menores...

cristal disse...

E não me sondaste a mim e à minha família... Até o de Zaarbruken vem cá só para votar CDU :)