quarta-feira, março 09, 2011

O(s) discurso(s)

"Ouvisto" o indispensável da "pomada de tosse" (esta do samuel-cantigueiro ficou-me "agarrada"), apresso-me a deixar um comentário porque quero passar a outras coisas mais interessantes e menos incomodativas
Houve dois discursos. Porque o Presidente da Assembleia da República não se eximiu a fazer um discurso de fundo, antes de passar a palavra ao empossado. E foi significativo o ataque de Jaime Gama à União Europeia, assim relevando o factor externo e a dessolidariedade "europeia", cujas culpas atribui ao atraso de uma união política, de um verdeiro banco central europeu, de ausência de supervisão supranacional, sei lá..., de um Estado, super-Estado ou Federação Europeia. É uma opinião...
Em contrapartida, o discurso de Cavaco Silva praticamente ignora as causas externas da crise (que é do capitalismo, pelo que, para ele, não é...), e abriu o seu livro de economista, para fazer "o dignóstico". Mas o livro de Cavaco não tem as páginas todas, faltam-lhe mesmo capítulos inteiros, embora muito do que disse, nessa parte, seja muito aproveitável... para diagnóstico. Porque, quanto a responsáveis e saídas, só descortinei fugas.
Por outro lado, jurando cumprir a Constituição, esqueceu-se dela no discurso pois todo este, no que respeita à Parte II-Organização Económica, só vê o sector privado, as empresas, o empreendedorismo, a competitividade, e seria recomendável a releitura da CRP. É que bem mais do que "presença excessiva do Estado na economia (vista esta como economia de mercado e iniciativa privada)" não há "subordinação do poder económico ao poder político democrático", como manda o art. 80º dos princípios fundamentais do Título I dessa Parte II.
Depois, chegaram a ser chocantes os oportunistas e demagógicos apelos aos jovens. Quase só faltou ser mais um elementos dos "Homens da Luta" a convocar para a manifestação do dia 12: "façam ouvir a vossa voz!" .
O discurso foi várias vezes interrompido com aplausos, e no final foi aplaudido de pé, pelos deputados do PSD e do CDS. Para quem se reivindica de presidente de todos os portugueses, foi discurso de direita e demasiado ... partidário.
.
E mais não digo, pelo menos por agora.

7 comentários:

Justine disse...

Se ele nem no discurso cumpre a Constituição, então...

Fel de cão disse...

Quem ouve Cavaco "cavaquear" fica a pensar que Cavaco esteve fora de Portugal nos últimos trinta anos. Chegou esta manhã a Portugal para tomar posse como P.R.. Cavaco está limpo de tudo o que por aqui se passou e passa... Foi concebido sem pecado e está, sinceramente,convencido disso. Graça a ele estamos todos salvos!

Sérgio Ribeiro disse...

Justine - ... a Conatituição?! o que é isso?

Fel de cão - Muito bem observado! Quanto a estarmos salvos...

Abraços

Ricardo O. disse...

Cavaco esteve ao seu melhor, sempre na defesa do seu partido, do Champalimaud (em vida ou em fundação), do Mexia, do Ângelo Correia, do Ulrich, do Nogueira Pinto, dos Beleza... desses todos, que nada têm a ver com a vida do povo português... Quer dizer, exploram e pretendem condicionar e determinar a vida do povo português, sempre em nome da superioridade (i)moral da acumulação.

samuel disse...

Sérgio:

O que é isso, pergunto eu! :-)))

Abraço.

Sérgio Ribeiro disse...

Samuel - Foi gralha, palavra!

Um abraço

Graciete Rietsch disse...

Cavaco mostrou bem o caminho que, com ele, o País irá seguir. E foi também de uma demagogia atroz.

Um beijo.