domingo, outubro 30, 2011

Almoço de homenagem a um ferroviário, sindicalista, comunista, autarca... a um homem!

Custódio Henriques, aos 82 anos, saíu de presidente da Junta de Freguesia do Paialvo. Por motivos pessoais, sobretudo de saúde da companheira. Foi há meses. E foi, então, alvo de homenagens e de reconhecimento unânime, ao nível da freguesia e da Assembleia Municipal.
Hoje, uma comissão de camaradas e  amigos promoveu-lhe um almoço de homenagem. 
Nele participei como era meu dever e minha satisfação. O Custódio é um homem que há muito admiro.

Perto de 200 pessoas enchiam o pavilhão. O ambiente não era de alegria, como o Custódio merecia, porque a sua companheira está muito doente, no hospital, de onde ele veio para o almoço.
Houve discursos. Como é de norma.
Do do Custódio, de agradecimento, retirei - enquanto ouvia com dificuldade - algumas frases com grande sentido humano.
Contendo, com dificuldade, a emoção, disse o que, noutras circunstâncias, talvez não merecesse referência. Falou da companheira de 58 anos, a que chamou mulher inteligente - "sábia" disse ele -, e afirmou que, no caso deles, se desmente a fórmula de que atrás de um grande homem há sempre uma mulher. No caso deles, afirmou, ele apenas tem um metro e sessenta e oito, e nunca teve uma mulher atrás de si mas sempre ao lado e, às vezes, à frente.
Muito mais coisas disse, repetindo "isto que eu digo não é doutrina...", reiterando o seu respeito pelos outros, e ainda tomei nota (na toalha de papel) da afirmação de que, como sindicalista e autarca, "os meus filhos só podiam ter aquilo que  se conseguia para os filhos dos outros".
Trouxe comigo o abraço que nos demos.  

3 comentários:

GR disse...

Foi com emoção que li este post, mas também com muito orgulho.
Mais um exemplo do que é (deve ser) um Comunista. 82 e continua a Lutar sem baixar os braços. Homem trabalhador, solidário, combatente, mas também, pai presente e companheiro sincero. Justa Homenagem.
Para o camarada Custódio Henriques, toda a solidariedade e um forte abraço.

Gd BJ,

GR

Maria disse...

Daqueles abraços que ficam...

Beijo.

Graciete Rietsch disse...

Um grande abraço para o companheiro Custódio que fiquei a conhecer pelas palavras que transcreveste do discurso dele. Comoveram-me especialmente as palavras sobre a condição Mulher. Nada de feminismos, nada de proteccionismos,apenas companheirismo. Gostava muito que a sua companheira estivesse junto dele ainda durante muito tempo.
Mais um abraço para o companheiro Custódio,grande comunista, grande lutador, grande em tudo e ferroviário como o pai de Pablo Neruda.
Para ti um beijo.