sábado, outubro 29, 2011

As vacas... um leit(e)motif na "literatura" política portuguesa

Por virtude (alguma teria de ter...) do Presidente da República que nos saiu em pouca sorte, as vacas tornaram-se um leit(e)motif na literatura vagcamente política portuguesa.
Decerto influenciados pelas tão surpreendentes surpresas  que Sexa expendiu nas observações  ao observar os simpáticos animais, mormente nos Açores, quer Henrique Custódio quer Samuel-Cantigueiro trouxeram os pachorrentos e tão úteis bichos à nossa leitura e audição.

Na sempre interessante coluna do avante!, esta semana a cargo de Henrique Custódio e com o título de Vacas, quando esperávamos ler um texto, como sempre bem escrito e acutilante, sobre os transcritos espantos e devaneios do PR a propósito das vaquinhas, veio ele lembrar-nos Marcelo Caetano, as suas "conversas em família" e o uso que este fez da metáfora (ou parábola) das "vacas gordas e das vacas magras". Vale a pena ler. Aqui.

Noutras nossas digressões em pastoreio bloguero, encontrámos um delicioso quadro animado e musical no Samuel-Cantigueiro, sempre a merecer leitura e a pôr-nos bem dispostos (embora os temas sejam bem motivadores do contrário... mas ele "dá-lhes sempre a volta"...), em que, com a sua habitual pontaria da ironia, acerta umas farpas no dito cujo Presidente cá da República, mas em que nos deixa deixa este quadro musical e jazzmente bucólico que não se resiste a transcrever com os agradecimentos por tão bom momento nos ter proporcionado:


3 comentários:

samuel disse...

Fiquei muitíssimo bem acompanhado... :-)

Abraço.

Pata Negra disse...

Todos falam das vacas. Atão e os bois?! Sexistas!!!
Um abraço da pradaria

Justine disse...

Vacas=animais de bom gosto,abusivamente citadas por quem não as merece!